turismo-cidade-do-mexico
O que fazer e onde ficar na Cidade do México

A Cidade do México é a capital e principal cidade do México, é o centro político, cultural, financeiro e de transporte do país, além disso, está entre as dez cidades mais populosas do mundo.

É um destino turístico conhecido por sua arquitetura colonial, museus, parques e monumentos históricos.

Veja neste post o que fazer e onde ficar na Cidade do México!

Chegando na Cidade do México

O ano de 2020 começou bem turbulento devido ao surto da Covid-19, um dos setores mais impactados foi o turismo, com fronteiras, comércios, atrações e hotéis fechados; voos sendo cancelados e quarentena.

Nossa viagem foi 6 dias depois da OMS declarar a pandemia, na época não conseguimos cancelar as passagens aéreas, hospedagens ou passeios, reservamos tudo com antecedência e caso não fossemos perderíamos toda a viagem, para não ter esse prejuízo acabamos viajando para o México, eu e meu marido.

Ir para a Cidade do México não estava em nossos planos, mas tivemos o voo cancelado que sairia de Acapulco para o Brasil e tivemos que ir para a capital para pegar um voo saindo de lá, ficamos 3 dias na cidade aguardando o voo de retorno.

Veja neste post os perrengues que sofremos devido aos cancelamentos de voos.

Chegamos na Cidade do México em um voo da Aeroméxico, desembarcamos no Aeroporto Internacional Benito Juárez, distante 12 km do centro histórico.

O aeroporto possui três terminais de passageiros, sendo que a maior parte dos voos domésticos e regionais partem de Terminais 1 e 2, o Terminal 3 é dedicado aos voos internacionais.

Além disso, o aeroporto é servido por uma extensa rede de transportes públicos para facilitar o acesso, porém utilizamos o Uber para sairmos do aeroporto e ir até a hotel e para se locomover pela cidade, o custo benefício foi muito bom.

Onde se hospedar na Cidade do México

Há muitas opções de hospedagem na Cidade doxico para todos os orçamentos, há hotéis de luxo, hotéis econômicos, albergues, pousadas e muito mais.

Para aqueles que procuram opções mais baratas como foi o meu caso, recomendo o Suites Ganges, uma hospedagem que fica em um pequeno prédio, sendo um conjunto de apartamentos.

Sua estrutura possui estacionamento, elevador, sala de ginástica e também a cobertura com algumas espreguiçadeiras e mesas disponíveis para os hóspedes relaxarem. 

suite-ganges-cidade-mexico

A suíte possui cozinha completa com fogão, geladeira, microondas, cafeteira, armários, utensílios de cozinha, sala com sofá, mesa para refeições, área privativa e wi-fi.

suite-ganges-cidade-mexico

O quarto é bem espaço, com ar-condicionado, armário, TV, mesa de trabalho, espelho grande, mesa e ferro de passar roupa, cofre, cama e enxovais confortáveis.

O banheiro também é confortável e foi disponibilizado secador de cabelo, toalhas, sabonete, shampoo e condicionador.

A localização também é boa, fica em um bairro calmo, com vários comércios em seu entorno e apenas 6 km do centro histórico.

Veja o vídeo e conheça melhor a acomodação que o Suite Ganges oferece:

O que fazer na Cidade do México

Plaza de la Constitución

Também conhecida como Zócalo, a Plaza de la Constitución é uma grande praça localizada no centro histórico da cidade e considerada uma das maiores praças do mundo. 

É um dos locais mais populares para eventos culturais, como concertos, desfiles, celebrações, protestos e manifestações políticas.

Também é uma área comercial popular, com muitas lojas, cafés e restaurantes em seu entorno.

zocalo-cidade-mexico zocalo-cidade-mexico

Tínhamos apenas dois dias para conhecer a cidade, então dedicamos um dia inteiro para conhecer o centro histórico, saímos bem cedinho do hotel e fomos de Uber até o Zócalo.

O primeiro lugar que visitamos foi as ruínas do Museu do Templo Mayor, um museu arqueológico que abriga uma grande coleção de artefatos astecas encontrados durante as escavações feitas na área, incluindo esculturas de pedra, cabeças de serpente e vários outros objetos de arte, o museu foi projetado para preservar, promover e compartilhar a herança histórica da antiga cidade de Tenochtitlan.

Os visitantes podem aprender sobre a história da antiga capital asteca, bem como sobre a cultura e o legado histórico que continua a influenciar oxico moderno.

Há uma área dedicada ao culto asteca aos Deuses do sol, da chuva e da guerra, como também outras exposições sobre a cultura asteca.

O museu é um dos principais centros de pesquisa arqueológica na região, além disso, oferece exposições temporárias, programas educacionais, palestras, seminários e visitas guiadas.

Infelizmente no dia da nossa visita o museu estava fechado devido a pandemia, por isso só visitamos as ruínas que fica na área externa em um grande pátio.

Ao lado do museu fica a Catedral Metropolitana da Cidade do México, é um grande templo católico construído entre 1573 e 1813, sendo considerada um dos monumentos arquitetônicos mais impressionantes da América Latina.

É a principal igreja da cidade, sede da Arquidiocese e abriga o túmulo de Juan de Zumárraga, o primeiro Arcebispo dexico.

A catedral é conhecida por sua arquitetura única e pelo seu grande interior ricamente decorado com muitas obras de arte incluindo pinturas, vitrais e esculturas que retratam histórias e personagens bíblicos, bem como figuras históricas da igreja Católica.

Em frente a catedral fica o letreiro CDMX que significa Cidade do México, não consegui tirar uma foto boa ou perto do letreiro, já que tinha um homem usando a letra C para dormir dentro dela.

Ainda próximo a praça, fica o Palácio de Bellas Artes, um complexo cultural e museu de arte que é um dos principais marcos arquitetônicos da cidade.

O exterior do edifício é revestido com mármore de Carrara, enquanto o interior é decorado com pinturas de Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e José Clemente Orozco.

Este palácio contém uma grande variedade de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, músicas e performances, é a casa de grandes exposições de arte, teatro, concertos, dança, ópera e outras performances.

palacio-bellas-artes-mexico

Museo de la Secretaría de Hacienda y Crédito Público

O Museu do Ministério das Finanças e Crédito Público (SHCP) tem o objetivo de divulgar a história da SHCP e sua contribuição para o desenvolvimento da economia mexicana, possui uma grande variedade de exposições interativas, como cenas da vida dos antigos tesoureiros da Nação, a evolução da impressão de moeda, a história da contabilidade e o papel da SHCP no desenvolvimento econômico do México, além de uma biblioteca de referência com livros e documentos relacionados a sua história.

A visitação ao museu é gratuito e é visitado por milhares de pessoas todos os anos. No dia que visitamos, infelizmente estava fechado e não visitamos o seu interior.

museo-secretaría-hacienda-credito-publico-mexico

Torre Latinoamericana

A Torre Latinoamericana é um arranha-céu localizado no centro histórico, foi construído em 1956 e tem 180 metros de altura e 44 andares, possui um restaurante localizado no último andar, com vista de 360 ​​graus da cidade. É também o lar de um museu sobre a história do edifício e outros notáveis ​​marcos mexicanos.

É uma atração turística popular, oferecendo vistas espetaculares da cidade a partir de seu mirante.

Para acessar o mirante é cobrada uma taxa de MX$ 180 para adultos e MX$ 140 para crianças. Valores de janeiro/2023.

torre-latinoamericana-mexico

Ônibus turístico

Outra maneira de conhecer melhor a cidade e não deixar nenhuma atração passar batido, é fazendo o passeio no ônibus turístico panorâmico.

A empresa que faz a rota se chama Turibus, na praça Zócalo ficam várias tendas com venda de ingressos e ali é o ponto de partida e chegada dos ônibus.

O principal roteiro é o “circuito histórico” e inclui parada em 16 atrações, com wi-fi a bordo e guia de áudio em 9 idiomas. Funciona todos os dias das 9h às 19h, com saída a cada 30 minutos.

Preço em janeiro/2023: Adulto $ 180,00 MXN e crianças $ 110,00 MXN.

Consulte mais detalhes no site https://www.turibus.com.mx/

turibus-cidade-mexico

Caminhar pelo centro histórico

Todas as cidades que visito sempre tiro pelo menos meio dia para caminhar pelo centro histórico e conhecer um pouco mais sobre a cultura do local, acho que é uma das melhores formas de descobrir lugares novos.

O centro histórico está repleto de monumentos, edifícios e museus históricos, que abrigam importantes atrações turísticas. 

Você já viajou para o México? Conta para nós o que você achou, deixa a sua opinião nos comentários!

Veja também esses posts sobre o México:

Como foi usar o chip de internet ilimitada da Yes Brasil no México
Como foi viajar para o México durante a pandemia do Coronavírus
Vigem com a Aeroméxico durante a pandemia do Coronavírus
Onde se hospedar em Cancún gastando pouco: Hotel Ibis Centro
O que fazer em Playa Del Carmen
• Experiência de voar com a Copa Airlines para Cancún
• Hotel One em Playa Del Carmen
Hotel One Aacapulco Diamante, próximo ao aeroporto
• Vale a pena alugar um carro em Cancún? Minha experiência
• Roteiro em Isla Mujeres
• Hospedagem no hotel One Acapulco Diamante
• Hospedagem econômica no hotel  One Acapulco Costera
• Tudo sobre Acapulco
• Hospedagem no hotel do Chaves em Acapulco
• Como visitar Chichén Iitza e Cenote Ik Kil por conta própria
O que fazer e onde ficar na Cidade do México

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios