cancun-mexico-coronavirus
Como foi viajar para o México durante a pandemia do Coronavírus

O ano de 2020 começou bem turbulento devido ao surto do Covid-19, um dos setores mais impactados foi o turismo, com fronteiras, comércios, atrações e hotéis fechados; voos sendo cancelados e quarentena, são motivos suficientes para as pessoas adiarem a tão sonhada viagem. Devido ao grande número de pessoas tentando remarcar suas viagens, as companhias aéreas e agências de turismo não conseguiram atender a demanda e ficaram incomunicáveis.

Adquiri as passagens aéreas para o México através da Smiles, saída no dia 17/03 com a Copa Airlines de Belo Horizonte para Cancún e a volta no dia 25 com a Aeroméxico, saindo de Acapulco para o Rio de Janeiro.

No dia 11/03 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia devido ao surto do Coronavírus, nos deixando bem preocupados. Entramos em contato com a Smiles no intuito de reagendar ou cancelar a viagem, mas infelizmente foi nos informado que não seria possível.

 

Para não perdermos as passagens aéreas, as reservas dos hotéis e os aluguéis de carro, decidimos realizar a viagem como programado.

aeroporto-confins-bh-coronavirus

Embarque da CopaAirlines no aeroporto de Confins em Belo Horizonte, vazio.

No dia seguinte que chegamos a Cancún, nosso voo de volta foi cancelado, entramos em contato com a Aeroméxico, porém nos informaram que a remarcação só poderia ser feito com a Smiles, e como não conseguíamos contato com ela, fomos ao aeroporto falar diretamente no guichê.

Por fim, após muita insistência conseguimos reagendar o voo de volta para o dia 28/03, ou seja, três dias após a data programada, com saída na cidade do México e com destino final em São Paulo.

No entanto, dia 25 que deveríamos embarcar para a Cidade do México, tivemos outro voo cancelado. Então ficamos mais um dia em Acapulco, e novamente o transtorno de ir ao aeroporto tentar outra remarcação, por fim só conseguimos chegar na Cidade do México no dia 26.

Resumindo, tivemos 2 cancelamentos de voo, acréscimo de escala, mudança de destino 2 vezes e arcamos com todas as despesas extras de hotel, transporte e alimentação.

Situação nos aeroportos e das pessoas retidas no México

Infelizmente muitas pessoas passaram bastante aperto, com voos cancelados, sem dinheiro para pagar hotel, alimentação e transporte, dormindo com crianças no chão, abandonados pelas companhias aéreas. Foi um caos, aeroporto lotado, sem voo e sem suporte.

aeroporto-cancun-mexico-coronavirus

Aeroporto Cancún

aeroporto-cancun-mexico-coronavirus

Participei de 4 grupos do WhatsApp com pessoas que também estavam com voos cancelados e tentando voltar para o Brasil, o consulado brasileiro interviu junto as companhias e conseguiu alguns voos.

Muitas pessoas que tiveram voos cancelados e não conseguiam reagendar, compraram outras passagens, mas em seguida, também eram canceladas. Conheci uma brasileira que comprou 3 passagens aéreas para retornar ao Brasil, gastou quase R$ 10.000,00 e todas foram canceladas.

Grupos com centenas de pessoas com o voo cancelado

Nós demos muita sorte, porque no período que estivemos no México conseguimos visitar tudo que planejamos, todas as atrações estavam funcionando.

→ Dica: tente comprar a passagem aérea com a companhia que pretende viajar, pois se tiver algum problema com o voo, fica mais fácil resolver diretamente no guichê do aeroporto.

Você já viajou para Cancún? Conta para nós o que você achou, dê sua opinião nos comentários!


Veja também

• Como foi usar o chip de internet ilimitada da Yes Brasil no México
Onde se hospedar em Cancún gastando pouco: Hotel Ibis Centro
• Experiência de voar com a Copa Airlines para Cancún

SEGURO VIAGEM

Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é imprescindível para quem vai viajar para o México, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.

CHIP INTERNACIONAL

Vá para o México com um chip 4G da Yes Brasil! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigado e boa viagem!

  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Aluguel de carroAluguel de Carro: RentCars
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.
  • Roteiro personalizadoRoteiros Personalizados: O blog Diário de Turista planeja sua viagem e elabora um roteiro exclusivo para você, saiba mais.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios