letreiro-acapulco-la-quebrada
Tudo sobre Acapulco: o que fazer, onde ficar, aluguel de carro, como chegar e câmbio

Acapulco fica localizada no Sudoeste do México sendo banhada pelo Oceano Pacífico, a cidade portuária tem no turismo uma das suas principais fontes de economia.

A cidade é procurada pelos turistas que estão em busca de sol, calor e muita diversão. Além disso, não há dúvidas que o programa do Chaves fez e ainda faz sucesso até hoje entre o público das mais variadas idades. O seriado teve vários episódios, mas um deles é sempre lembrado e está entre o favorito dos fãs: “Vamos todos à Acapulco”, a turma do Chaves se hospeda em um hotel, onde aprontam todo tipo de confusão.

Por isso, muitos fãs do Chaves, principalmente argentinos e brasileiros, vão à Acapulco para relembrar e vivenciar um pouco da história mostrada no episódio.

Não deixe de considerar a cidade como o destino da sua próxima viagem. Veja neste post como foi a nossa experiência por Acapulco, a cidade do Chaves.

Como Chegar em Acapulco

Tem voos do Brasil direto para Acapulco, porém decidimos ir primeiro para Cancún passar uns dias por lá e depois pegar outro voo até a cidade do Chaves.

De Cancún a Acapulco são 1.900 km de distância, o trajeto pode ser feito de carro ou avião, mas na minha opinião a melhor forma de chegar é pegando um voo.

Ficamos alguns dias em Cancún e lá pegamos um voo da Interjet e desembarcamos no Aeroporto Internacional de Acapulco.

Como foi voar com a Interjet de Cancún à Acapulco

Escolhemos viajar com essa companhia porque as passagens estavam com bom preço, o voo para duas pessoas custou R$ 600,20 + 7.800 milhas Smiles, na época haviam voos diários e várias vezes ao dia, foi o melhor custo benefício para nós.

A viagem levou 2h30, a bordo foi servido um lanche, sendo um pequeno pacote de biscoito e uma bebida a nossa escolha, com cerveja, vinho, café, água, suco ou refrigerante. 

A configuração dos assentos na aeronave são 3×3. Os assentos são pouco reclináveis e o espaço para as pernas foi muito bom. Devido à viagem ser curta, para entretenimento havia apenas uma revista. 

Aluguel de carro em Acapulco

Optamos pelo aluguel de carro já que o preço é bem em conta e poderíamos ficar mais à vontade para visitar várias atrações e dentro do nosso tempo.

Há muitos relatos que no México têm policiais corruptos, eles param o seu carro e dizem que você infringiu alguma lei de trânsito, para ser liberado você tem que pagar propina. Felizmente não tivemos esse problema, para mim, alugar um carro em Acapulco foi uma experiência boa, espero que seja para você também.

Fizemos nossa reserva antecipada no site Rentcars com a empresa Alamo, o site é interativo e fácil de usar, todas as informações sobre a locação são claras e objetivas. Com o código DIARIODETURISTA5 você aluga qualquer carro com 5% de desconto.

A locadora não garante a reserva do carro por marca, modelo ou cor, no dia da abertura do contrato você deverá escolher um dos carros disponíveis pertencentes ao grupo reservado. O nosso carro foi um Nissan Versa, com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag, ABS, vidros, travas elétricas e muito econômico.

Ao desembarcarmos em Acapulco procuramos o balcão da Alamo que fica no aeroporto, o atendente nos levou até o escritório da empresa que fica do lado de fora, preenchemos a papelada, pagamos o caução e retiramos o carro. A devolução é feita no mesmo local de retirada.

As ruas de Acapulco são bem sinalizadas, em bom estado e as regras de trânsito são bem parecidas com as do Brasil. Além disso, não é preciso emitir a PIB – Permissão Internacional para Dirigir, brasileiros podem dirigir no México apenas com a CNH válida.

Para abastecer o carro encontramos muitos postos de gasolina, tanta variedade como no Brasil e o funcionamento é o mesmo.

Moeda e câmbio em Acapulco

A moeda mais utilizada no país é o Peso Mexicano, porém em alguns locais também são aceitos o Dólar e o Euro. Devido aos cancelamentos de voos que contei aqui, ficamos presos em Acapulco e o dinheiro que havíamos trocado acabou e ficamos só com o Real, procuramos várias casas de câmbio para trocar o Real, inclusive no aeroporto, mas em nenhum local aceitou o Real, mas até aí tudo bem.

Porém, tínhamos cartão de crédito e débito, para a nossa surpresa, a maioria dos locais como postos de gasolina, restaurantes e hotéis não aceitavam cartão, passamos um sufoco, mas no final das contas e com a ajuda de alguns brasileiros que estavam no México, conseguimos almas caridosas que nos ajudaram e deu tudo certo.

Não sei se atualmente isso tenha mudado na cidade e os estabelecimentos estão aceitando cartão ou Real em casas de câmbio, mas recomendo fortemente que leve apenas pesos mexicanos, Dólar ou Euro, assim você não arrisca passar aperto como nós passamos.

O que fazer em Acapulco

Visitamos várias atrações imperdíveis na cidade e arredores. Considero imperdível uma visita a Isla La Roqueta, considerada por alguns, um lugar místico, com muitas histórias e lendas.

O acesso à ilha é por bote em uma viagem onde os turistas curtem as belezas do mar. Quem quiser se aventurar em um mergulho vai poder ver a estátua da Virgem dos Mares, que fica no fundo do mar.

Outro passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro é para La Quebrada. Olhando de longe, parece apenas um rochedo, mas, na verdade, é uma das atrações mais visitadas da cidade.

O penhasco possui mais de 45 metros de altura e muitos mergulhadores costumam saltar do alto direto para o mar. Mais adiante trago dicas dessas atrações e outros passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro à Acapulco.

Mirante Acapulco

Ao chegarmos na cidade já nos deparamos com esse mirante com uma bela vista para Acapulco, estacionamos o carro e aproveitamos para admirar a paisagem.

acapulco-mexico-chaves-chapolim

Praias Caleta e Caletilla

As praias ficam uma do lado da outra, há 10 km do Hotel Emporio, onde ficamos hospedados. As praias não são muito bonitas e o seu entorno muito sujo, apesar de as fotos terem ficado boas e parecer um local bonito, eu não tive coragem de nadar por lá.

Se quiser comprar artesanatos, em volta tem muitos camelôs que vendem roupas, sapatos, bolsas e objetos em geral.

Isla Roqueta

Reserve um dia da sua estadia para conhecer a ilha, é um passeio obrigatório para quem está na cidade. O acesso à ilha só é possível por barcos, que saem das praias Caleta e Caletilla.

Existem dois tipos de roteiros que saem diariamente para a ilha, os barcos possuem um fundo de vidro e a diferença entre ambos está no tempo e paradas durante o percurso.

Barco direto → sem paradas no trajeto, percurso de aproximadamente 20 minutos, pagamos 70 Pesos Mexicanos no bilhete que inclui ida e volta.

ilha-la-roqueta-acapulco

Barco turístico → esse passeio é o mais tradicional e que a maioria dos turistas faz, dura 45 min e o trajeto inclui parada na casa de alguns artistas, incluindo a da atriz Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha da turma do Chaves (vimos a casa só pelo lado de fora), além disso, fazemos uma parada para observação de peixes atraídos pelo guia para o fundo do barco e avistamos uma estátua que fica no fundo do mar da Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México.

Ao chegar na ilha, você pode ficar o tempo que quiser. Quando decidir voltar, basta pegar o barco de volta.

Mas não tenha pressa, curta bastante o visual, faça as trilhas pela ilha e aproveite a praia considerada por muitos como a melhor da região.

Chegando na ilha já vimos vários quiosques com vendas principalmente de boias e roupas.

A praia tem um mar calmo e areias limpas, por lá encontramos estrutura de quiosques que vendem bebidas, petiscos e refeições, caso não consuma nada precisará pagar pela mesa e cadeira que ficam na areia beira-mar. Prepare o bolso, tudo na ilha é caro!

Também possui banheiro e custava 8 Pesos para usá-lo.

Além da praia, tem várias trilhas e um museu com entrada franca, porém no dia da nossa visita estava fechado.

Passamos a tarde toda na ilha e depois retornamos ao deck para esperar o barco, ele passava a cada 30 minutos, então é só aguardar, depois entrar no barco e retornar para Acapulco.

Show dos Clavadistas em La Quebrada

Em La Quebrada podemos assistir aos shows dos Clavadistas que são uma mistura de atletas com acrobatas, eles fazem saltos incríveis do alto do penhasco e caem direto no mar. É um espetáculo e tanto!

Os movimentos precisam ser minimamente calculados e consideram fatores como a velocidade dos ventos e a maré. Afinal, um erro pode ser fatal.

Há um mirante em frente o penhasco para assistirmos ao show bem de perto, a entrada custava cerca de 40 Pesos Mexicanos para adultos e 15 Pesos para crianças.

Próximo ao mirante dos Clavadistas tem vários outros mirantes gratuitos para vermos a bela paisagem e fotografar, inclusive tem um letreiro de Acapulco.

Mercado Artesanal La Diana

Se em museus conseguimos aprender mais sobre a história do local que estamos visitando, é nos mercados que aprendemos mais sobre a cultura e as tradições. E no Mercado Artesanal La Diana não foi diferente.

Não se trata apenas de comprar lembrancinhas para os amigos e parentes, mas de conhecer mais sobre o povo local e o artesanato diz muito sobre isso, como os materiais utilizados e suas técnicas de produção.

Lá você encontra um pouco de tudo, como roupas, biquínis, chinelos, sapatos, sandálias, chapéus, bolsas, carteiras, bijuterias, boias, brinquedos e muitos artesanatos de todos os tipos.

Na avenida principal da cidade vimos por todo lado vários carrinhos decorados e iluminados que levam os turistas em um passeio pela cidade, infelizmente não andamos, mas é interessante principalmente para quem está com crianças.

acapulco-mexico-carro-passeio

Forte de San Diego

Uma fortaleza com o formato de pentágono e baluartes nos vértices, lá os soldados ficavam de guarda tendo uma visão geral da área e de onde saiam os primeiros avisos de inimigos.

A construção inicial foi em 1617, mas o forte foi destruído por um terremoto na década de 1780 e precisou ser refeito. De lá para cá foi bastante utilizado, sendo que o último grande ataque que se tem notícia ocorreu em 1910.

Atualmente no local funciona o Museu Histórico de Acapulco, onde você vai poder aprender sobre a história, costumes e tradições. A visita é bem interessante e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Hospedagem em Acapulco

Quando decidi ir ao México, fiz questão de ficar no hotel que a turma do Chaves ficaram hospedados, sou muito fã e as histórias fizeram parte da minha infância, de vez em quando assisto e dou muitas gargalhadas.

Veja neste post como foi nossa experiência no Hotel Emporio, o hotel do Chaves em Acapulco.

acapulco-chaves-mexico

Veja no blog Destinos por Onde Andei um roteiro maravilhoso da Gisele pelo México.

Você já conhece Acapulco? Deixa suas dicas ou dúvidas nos comentários.

Veja também

• Como foi usar o chip de internet ilimitada da Yes Brasil no México
• Como foi viajar para o México durante a pandemia do Coronavírus
• Vigem com a Aeroméxico durante a pandemia do Coronavírus
• Onde se hospedar em Cancún gastando pouco: Hotel Ibis Centro
• O que fazer em Playa Del Carmen
• Hotel One em Playa Del Carmen
• Hotel One Aacapulco Diamante, próximo ao aeroporto
• Vale a pena alugar um carro em Cancún? Minha experiência
• Roteiro em Isla Mujeres
• Hospedagem no hotel One Acapulco Diamante
• Hospedagem econômica no hotel  One Acapulco Costera
• Hospedagem no hotel do Chaves em Acapulco
• Como visitar Chichén Iitza e Cenote Ik Kil por conta própria
• O que fazer e onde ficar na Cidade do México

SEGURO VIAGEM

Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é imprescindível para quem vai viajar para o México, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.

CHIP INTERNACIONAL

Vá para o México com um chip 4G da Yes Brasil! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios