O campo de concentração Dachau está localizado a cerca de 20 km de Munique na Alemanha, criado em 1933 pelo governo nazista, com o intuito de confinar, torturar e matar homossexuais, testemunhas de Jeová, poloneses, ciganos e judeus, sendo este último grupo o mais perseguido por eles. Este campo serviu de modelo para muitos outros construídos pelos nazistas.
Dachau foi palco de tortura, crueldade, desumanidade e massacre em massa até ser libertado por tropas do Exército dos EUA em 1945, atualmente é mantido como um memorial aberto ao público, para que as pessoas saibam e sintam tudo que foi sofrido ali e que nunca mais se repita o mesmo erro do passado.
Veja nossa experiência ao visitar Dachau e passo a passo para chegar no campo de concentração por conta própria.
Roteiro de 15 dias pelo Leste Europeu
Como é a visita no campo de concentração Dachau
Fiquei arrepiada quando cheguei em Dachau, por saber da quantidade de pessoas inocentes e indefesas que entraram por aquele mesmo portão e foram torturadas e mortas. O portão de entrada tem a frase “Arbeit macht frei” que significa em português “O Trabalho Liberta” expressão conhecida por se encontrar na entrada de vários campos de concentração.
O acampamento foi construído para ter capacidade de até 6.000 presos, porém chegavam abrigar mais de 30.000 em condições degradantes e para piorar eram obrigados a fazer trabalhos forçados sem descanso, usados como cobaias em experimentos médicos bizarros, muitos morriam de frio, fome e doenças por causa das péssimas condições de vida que tinham, além do suicídio.
Haviam 32 galpões dormitórios, cada um com capacidade para 270 prisioneiros, porém chegavam a colocar 1.600. Os galpões eram construídos de madeiras sem proteção contra a temperatura externa, eles dormiam em camas de madeira passando frio, sede e fome.
Após a guerra, muitos barracões foram destruídos e o que restaram foram suas fundações.
O crematório era usado para incinerar os judeus mortos, muitas vezes não davam nem conta porque eram pilhas de cadáveres.
O campo foi construído para tornar uma fuga impossível, a área era cercada com arame farpado eletrificado, valas, muros e sete torres de vigia. Uma coisa era certa neste campo: a morte! Muitos prisoneiros sem esperança de sobrevivência tentavam escapar, mas não conseguiam, eram eletrocutados nas cercas ou fuzilados.
No dia 25 de abril de 1945, o exército dos EUA foi encarregado de libertar este campo. Quando chegaram viram 39 carruagens com centenas de mortos empilhados, muitos em estado de decomposição. Entre os anos de 1933 a 1945 estima que Dachau teve 200.000 presos, apenas 32.000 foram libertados.
Nandor Glid foi um sobrevivente do campo de concentração, após o fim da guerra construiu memoriais no intuito de prestar homenagens as vítimas. Um dos mais famosos é o “Memorial internacional” representando a cerca de arame farpado com esqueletos humanos pendurados. Ao lado o memorial com escrita em quatro idiomas: “Que o exemplo daqueles que foram exterminados aqui de 1933 a 1945 na luta contra o nazismo, faça com que os vivos se unam para defender a paz, a liberdade e o respeito pela pessoa humana.”
Outro Memorial é “O prisioneiro desconhecido” criado por Fritz Koelle, um escultor alemão. Nela está escrito “Honrar os mortos, lembrar os vivos”.
Memoriais religiosos também foram erguidos, famílias das vítimas ainda prestam homenagens nesses espaços.
Como chegar no campo de concentração Dachau
Na estação de trem Hauptbahnhof pegar o S2 em direção à Petershausen, desça na estação Dachau Bahnhof, trajeto leva 20 minutos. Quando chegar saia da estação e caminhe até o ponto de ônibus e pegue a linha 726 (KZ – Gedenkstätte) sentido Saubachsiedlung.
Comprei meu ticket antecipadamente no site da MVV Ticket, escolhi o bilhete “Group Day Ticket (Tageskarten)” válido para até 5 pessoas e quantas viagens quiser no mesmo dia, (as pessoas que forem utilizar esse cartão tem que estar sempre juntas). O ticket custou € 16,80, é válido também para o ônibus 726 sem custo adicional. Após a compra recebi o ticket por e-mail, aí é só imprimir e levar no dia da viagem.
Veja também
• Como ir de Munique a Salzburgo de trem com o Bayern Ticket
• O que fazer em Salzburgo em 1 dia
• Sugestões de bate e volta a partir de Munique – 3 atrações imperdíveis
• Hospedagem em Munique – Hotel Laimer Hof
• Hospedagem em Munique – Hotel Jedermann
• Como visitar Neuscwanstein – o castelo da Cinderela
• O que fazer em Munique em 1 dia? Roteiro com 16 atrações
• Como chegar e visitar o campo de concentração Dachau
• Como visitar a cervejaria Hofbrauhaus
• 4 perrengues na Alemanha que quase acabaram com minha viagem
• Como ir de Munique para Liubliana de ônibus
Dados da viagem:
Data: 26/02/2019 a 10/03/2019.
Clima: fim do inverno, necessário roupas de frio, casacos leves, luvas, toucas, cachecóis, blusa fleece para usar debaixo da jaqueta, tênis ou bota.
Estilo: viajamos com duas mochilas de 30 litros cada um, com aproximadamente 5kg a 7k cada, apenas isso, o básico.
SEGURO VIAGEM
Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é obrigatório para quem vai viajar para a Europa, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.
CHIP INTERNACIONAL
Vá para a Europa com um chip 4G da EasySim4U! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.
Planeje sua viagem aqui!
Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! Muito obrigada e boa viagem!
- Aluguel de carro: Rentcars
- Hospedagem: Booking
- Passagens Aéreas: Passagens Promo
- Seguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
- Chip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.
Comentários
Ótima dica! Fiquei com um dúvida, o bilhete vale para ida e volta, esse para grupos? Obrigado ?
Achei otimo, bem didático com informações importantes e claras
Muito obrigada José 🙂