macacos-minas-gerais
São Sebastião das Águas Claras – Macacos (MG)

Nos arredores de Belo Horizonte tem muitos distritos e cidadezinhas legais para conhecer e São Sebastião das Águas Claras também conhecida como Macacos fica distante apenas 25 km da capital mineira, a vila é privilegiada por estar entre rios, montanhas e cercada pela natureza. 

A região possui uma boa infraestrutura turística, com pousadas, restaurantes e bistrôs onde os visitantes podem desfrutar da culinária local e se hospedar confortavelmente. A região também abriga diversos eventos culturais ao longo do ano, como festivais de música e festas tradicionais, incluindo o Carnaval de Macacos.

Devido à sua rica biodiversidade e importância ecológica, a preservação ambiental é uma preocupação em Macacos e os visitantes são incentivados a respeitar as áreas naturais e as regras de conservação. 

Quais cachoeiras visitar em Macacos

São Sebastião das Águas Claras é um destino procurado por pessoas que desejam se aventurar em atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, passeios a cavalo e ver a bela paisagem natural, o que a torna um destino popular para quem deseja escapar da agitação da cidade e desfrutar da serenidade da área rural. Portanto, se você estiver em Belo Horizonte ou na região metropolitana de Minas Gerais e estiver em busca de um refúgio tranquilo na natureza, São Sebastião das Águas Claras (Macacos) pode ser uma excelente opção.

Os passeios mais procurados em dias quentes são as cachoeiras, as mais frequentadas é a Cachoeira da Ponte, Cachoeira dos Mendes, Cachoeira Central, Cachoeira dos Macacos, Cachoeira da Filó e a Cachoeira do Dantes.

Em dias mais frios a prática de esporte é uma boa opção, as agências de turismo da região oferecem passeios de quadriculo, motocross, mountain bike e trekking.

Aos sábados das 16h às 21h acontece a “Feira dos Produtores”, onde produtores locais, agricultores, artesãos e outros empreendedores têm a oportunidade de vender seus produtos diretamente aos consumidores. Essa feira é uma excelente maneira de apoiar a economia local e promover a produção artesanal. No local também é vendido comidas típicas, bebidas, e música ao vivo, no endereço: Rua Maria da Gloria, n° 580.

Onde comer

Há restaurantes que servem pratos da culinária mineira e outras opções gastronômicas locais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentar a comida típica da região. A culinária em São Sebastião das Águas Claras reflete a influência da cultura mineira, mas também é enriquecida com toques de criatividade e ingredientes locais. 

Pimenta Malagueta: bar e restaurante com opções em carnes, peixes, massas e saladas. Se você gosta de carne grelhada, este restaurante é uma ótima escolha.  Tem também aos finais de semana música ao vivo com estilo musical Samba de raiz, MPB, Pop, Blues e Rock.
Endereço: Rua Dona Maria da Glória, n° 529.
Telefones (31) 3542-0434/ 8551-1539.

Taberna Mundo Mico: restaurante moderno e aconchegante, servem caldos, espetos, massas e refeições. Com música ao vivo e estacionamento.
Endereço: Praça 25 de Março.
Telefone: (31) 97530-6006.

Sítio Bar: cardápio variado com petiscos, churrascos, peixes e comida mineira. Área de lazer para as crianças, fraldário e estacionamento.
Endereço: Rua 5 de Dezembro nº 1.
Telefones: (31) 3547-7162 /98888-7162/ 98822-7162.

Mar Mineiro Restaurante: restaurante com vista privilegiada para as montanhas, comida mineira e música ao vivo.
Endereço: Estrada da Servidão, n° 300, Nova Lima.
Telefone: 31 3547-7334.

Não deixe de experimentar a comida local e explorar os sabores autênticos da região enquanto desfruta da beleza natural de Macacos e arredores.

Dicas:

→ Se estiver indo de carro a partir de Belo Horizonte, siga pela BR 040 sentido Rio de Janeiro, no caminho haverá placas indicando a entrada para cidade, se oriente melhor pelo Google Maps.

→ Se for de ônibus, a linha é a 3915 – São Sebastião das Águas Claras (Macacos)/BH.

→ Em Macacos não tem posto de gasolina e farmácias, os mais próximos ficam em Belo Horizonte ou no Jardim Canadá.

→ Para fazer a maioria das atividades em Macacos é preciso um veículo, principalmente para visitar áreas mais distantes, como ir nas cachoeiras que ficam fora do centro, por isso caso não esteja de carro, considere o aluguel de um.

Macacos possui uma variedade de pousadas que oferecem diferentes tipos de acomodações, desde quartos simples até chalés e suítes mais luxuosas, recomendo fazer sua reserva antecipadamente no Booking. Você também pode encontrar diversas opções de acomodação em Macacos no Airbnb e em outras plataformas de aluguel de temporada. Isso permite que você escolha entre uma variedade de estilos de hospedagem, desde apartamentos até casas inteiras.

À noite, Macacos ganha vida com bares e música ao vivo, tornando-se um local popular para quem deseja desfrutar de entretenimento noturno.

Macacos é um distrito encantador e naturalmente belo, conhecido por suas cachoeiras e ambiente tranquilo, que atrai visitantes em busca de atividades ao ar livre e de um refúgio na natureza, tudo isso a uma curta distância de Belo Horizonte.

Distância de algumas cidades

→ São Paulo 613 km
→ Rio de Janeiro 461 km
→ Brasília 743 km
→ Vitória 289 km
→ Salvador 1382 km

Você já conhece São Sebastião das Águas Claras? Tem dicas, dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários!

Conheça também outras cidades em Minas Gerais:

CaetéLavras NovasMonte Verde/ Sete LagoasSão João Del ReiTiradentesOuro Preto

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. alana zoz
    4 /novembro /2016

    Que tucano mais fofo! Adorei a dica de restaurantes, na hora da fome já sabemos de boas indicações né? 😀

  2. Erica Oliveira
    4 /novembro /2016

    Esse lugar eu ainda não conheço e só pelo fato de ter alguns esportes mais radicais e trilhas já contam muitos pontos positivos, em geral eu viajo para lugares nesse estilo onde a natureza predomina pq gosto das caminhadas para curtir o verde.

  3. Guria antenada
    4 /novembro /2016

    Adoro viajar para lugares que posso ter contato com a natureza! Nada melhor para renovar as energias.

  4. Duda
    3 /novembro /2016

    Que incrível esse post *-* já quero muito ir conhecer <3

  5. Ficar Bem
    3 /novembro /2016

    Um lugar tranqüilo longe da agitação e do barulho das fábricas pessoas tagarelando em torno de nós.. A paz, o verde…Adoro o contato com a natureza.

  6. Priscila sawa
    2 /novembro /2016

    Dei uma buscada aqui no Google e: MEU DEUS QUE LUGAR LINDOOOOOOOO. Claramente entrou na minha lista de lugares para visitar ano que vem porque olha, passar 2016 inteira sem viajar com frequência me deixou com abstinência hahaha. Amey o post, sucesso e mais viagens para ti. ♥

    • Paloma
      17 /novembro /2016

      Muito obrigado Priscila, muitas viagens para todos nós, rsrs 🙂

  7. Blog da sah
    2 /novembro /2016

    Nossa, parece um lugar lindo! Adorei a dica Paloma, você tem sempre as melhores recomendações.

    Beijos! :*

    • Paloma
      17 /novembro /2016

      Muito obrigado Sah! 🙂

  8. Fábio
    2 /novembro /2016

    Que lugar bacana! Fiquei muito interessado em conhecer. Quando voltar a Belo Horizonte, já vou anotar essa dica, será um ótimo bate-volta. Adorei o post, ficou ótimo. Abraços!!!

  9. Fábio
    2 /novembro /2016

    Que lugar bacana! Fiquei muito interessado em conhecer. Quando voltar a Belo Horizonte, já vou anotar essa dica, será um ótimo bate-volta. Adorei o post. Abraços!!!

    • Paloma
      17 /novembro /2016

      Obrigado Fábio, vá sim! Macacos é delicioso rodeado por natureza!

  10. Lucimar da Silva Moreira
    2 /novembro /2016

    Paloma que lugar bonito, como é bom poder ficar perto da natureza, São Sebastião das águas Claras é um encanto, Belo Horizonte é fantástico, Paloma bjs.

  11. Heron Garcia
    26 /julho /2016

    ?????????

  12. Sofia Goulart
    23 /julho /2016

    Cidade calma e tranquila, para quem curte a natureza….

    • Paloma
      23 /julho /2016

      Adoro Macacos,possui um ar de interior, adoro fazer bate e volta no fim de semana, 🙂

    • paloma
      29 /julho /2016

      Adoro Macacos, sempre faço um bate volta aos finais de semana, vale muito a pena conhecer.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios