campo-concentracao-dachau-alemanha-nazistas-holocausto
Como chegar e visitar o Campo de Concentração Dachau na Alemanha

O campo de concentração Dachau está localizado a cerca de 20 km de Munique na Alemanha, criado em 1933 pelo governo nazista, com o intuito de confinar, torturar e matar homossexuais, testemunhas de Jeová, poloneses, ciganos e judeus, sendo este último grupo o mais perseguido por eles. Este campo serviu de modelo para muitos outros construídos pelos nazistas.

Dachau foi palco de tortura, crueldade, desumanidade e massacre em massa até ser libertado por tropas do Exército dos EUA em 1945, atualmente é mantido como um memorial aberto ao público, para que as pessoas saibam e sintam tudo que foi sofrido ali e que nunca mais se repita o mesmo erro do passado.

Veja nossa experiência ao visitar Dachau e passo a passo para chegar no campo de concentração por conta própria.

Roteiro de 15 dias pelo Leste Europeu

Como é a visita no campo de concentração Dachau

Fiquei arrepiada quando cheguei em Dachau, por saber da quantidade de pessoas inocentes e indefesas que entraram por aquele mesmo portão e foram torturadas e mortas. O portão de entrada tem a frase “Arbeit macht frei” que significa em português “O Trabalho Liberta” expressão conhecida por se encontrar na entrada de vários campos de concentração.

 

O acampamento foi construído para ter capacidade de até 6.000 presos, porém chegavam abrigar mais de 30.000 em condições degradantes e para piorar eram obrigados a fazer trabalhos forçados sem descanso, usados como cobaias em experimentos médicos bizarros, muitos morriam de frio, fome e doenças por causa das péssimas condições de vida que tinham, além do suicídio.

 

Haviam 32 galpões dormitórios, cada um com capacidade para 270 prisioneiros, porém chegavam a colocar 1.600. Os galpões eram construídos de madeiras sem proteção contra a temperatura externa, eles dormiam em camas de madeira passando frio, sede e fome.

 

Após a guerra, muitos barracões foram destruídos e o que restaram foram suas fundações.

 

O crematório era usado para incinerar os judeus mortos, muitas vezes não davam nem conta porque eram pilhas de cadáveres.

 

O campo foi construído para tornar uma fuga impossível, a área era cercada com arame farpado eletrificado, valas, muros e sete torres de vigia. Uma coisa era certa neste campo: a morte! Muitos prisoneiros sem esperança de sobrevivência tentavam escapar, mas não conseguiam, eram eletrocutados nas cercas ou fuzilados.

 

No dia 25 de abril de 1945, o exército dos EUA foi encarregado de libertar este campo. Quando chegaram viram 39 carruagens com centenas de mortos empilhados, muitos em estado de decomposição. Entre os anos de 1933 a 1945 estima que Dachau teve 200.000 presos, apenas 32.000 foram libertados.

Nandor Glid foi um sobrevivente do campo de concentração, após o fim da guerra construiu memoriais no intuito de prestar homenagens as vítimas. Um dos mais famosos é o “Memorial internacional” representando a cerca de arame farpado com esqueletos humanos pendurados. Ao lado o memorial com escrita em quatro idiomas: “Que o exemplo daqueles que foram exterminados aqui de 1933 a 1945 na luta contra o nazismo, faça com que os vivos se unam para defender a paz, a liberdade e o respeito pela pessoa humana.”

 

Outro Memorial é “O prisioneiro desconhecido” criado por Fritz Koelle, um escultor alemão. Nela está escrito “Honrar os mortos, lembrar os vivos”.

campo-concentracao-dachau-alemanha-nazistas-holocausto

Memoriais religiosos também foram erguidos, famílias das vítimas ainda prestam homenagens nesses espaços.

Como chegar no campo de concentração Dachau

Na estação de trem Hauptbahnhof pegar o S2 em direção à Petershausen, desça na estação Dachau Bahnhof, trajeto leva 20 minutos. Quando chegar saia da estação e caminhe até o ponto de ônibus e pegue a linha 726 (KZ – Gedenkstätte) sentido Saubachsiedlung.

 

Comprei meu ticket antecipadamente no site da MVV Ticket, escolhi o bilhete “Group Day Ticket (Tageskarten)” válido para até 5 pessoas e quantas viagens quiser no mesmo dia, (as pessoas que forem utilizar esse cartão tem que estar sempre juntas). O ticket custou € 16,80, é válido também para o ônibus 726 sem custo adicional.  Após a compra recebi o ticket por e-mail, aí é só imprimir e levar no dia da viagem.

Veja também

• Como ir de Munique a Salzburgo de trem com o Bayern Ticket

• O que fazer em Salzburgo em 1 dia

• Sugestões de bate e volta a partir de Munique – 3 atrações imperdíveis

• Hospedagem em Munique – Hotel Laimer Hof

• Hospedagem em Munique – Hotel Jedermann

• Como visitar Neuscwanstein – o castelo da Cinderela

• O que fazer em Munique em 1 dia? Roteiro com 16 atrações

• Como chegar e visitar o campo de concentração Dachau

• Como visitar a cervejaria Hofbrauhaus

• 4 perrengues na Alemanha que quase acabaram com minha viagem

• Como ir de Munique para Liubliana de ônibus

Dados da viagem:

Data: 26/02/2019 a 10/03/2019.
Clima: fim do inverno, necessário roupas de frio, casacos leves, luvas, toucas, cachecóis, blusa fleece para usar debaixo da jaqueta, tênis ou bota.
Estilo: viajamos com duas mochilas de 30 litros cada um, com aproximadamente 5kg a 7k cada, apenas isso, o básico.

SEGURO VIAGEM

Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é obrigatório para quem vai viajar para a Europa, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.

CHIP INTERNACIONAL

Vá para a Europa com um chip 4G da EasySim4U! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. Marcos
    9 /junho /2022

    Ótima dica! Fiquei com um dúvida, o bilhete vale para ida e volta, esse para grupos? Obrigado 😊

  2. Jose EsTEVAO
    30 /março /2020

    Achei otimo, bem didático com informações importantes e claras

    • Paloma
      4 /abril /2020

      Muito obrigada José 🙂

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios