cachoeira-pet-friendly-maranhao
Chapada das Mesas: Cachoeira do Dodô – atração pet friendly no Maranhão

Chapada das Mesas: Cachoeira do Dodô – atração pet friendly no Maranhão

Carolina é um município localizado no estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil, faz parte da região conhecida como “Chapada das Mesas” na fronteira com o estado do Tocantins, tornando-se uma cidade de fácil acesso para quem viaja para a região.

A Chapada das Mesas é conhecida por suas belezas naturais, caracterizada por formações rochosas, cânions, cachoeiras, rios, grutas e uma vegetação exuberante.

Carolina é um destino popular para os amantes da natureza e aventureiros que buscam explorar as belezas naturais da Chapada das Mesas e desfrutar de uma experiência única no estado do Maranhão.

Uma atração pet friendly imperdível na região é a Cachoeira do Dodô, conhecida por suas águas cristalinas e pela piscina natural que se forma abaixo da queda d’água. Um local popular para o ecoturismo e atividades ao ar livre, como banhos, mergulhos e contemplação da natureza.

Veja nesse post como foi a nossa experiência na atração pet friendly Cachoeira do Dodô, no Maranhão.

Atração pet friendly no Maranhão

A distância entre Belo Horizonte, onde moramos até o município de Carolina no Maranhão é de aproximadamente 2mil km. Fizemos essa viagem em uma Land Rover e equipamos o carro para dormirmos nele e não precisar passar todas as noites em hotel.

Veja também atrações pet friendly em Palmas, João Pessoa e Brasília

Reservamos um dia inteiro para conhecer a Cachoeira do Dodô, localizada no município de Carolina e das atrações mais visitadas da região.

Chegamos pela Rodovia Transamazônica (BR-230), o acesso até a cachoeira é fácil e com placas indicativas no trajeto, é preciso percorrer 1 km em estrada de terra, em bom estado, para chegar ao local.

Entrar em contato com a natureza é uma experiência valiosa que oferece uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional. A Cachoeira do Dodô apesar de ter um espaço simples, é bem agradável para passar o dia e ter esse contato com a natureza.

O espaço possui restaurante e serve almoço diariamente, uma refeição custou R$ 70,00 e servia duas pessoas. 

A Cachoeira do Dodô tem boa infraestrutura, o local é limpo, organizado, possui áreas para descanso com redes, banheiros, churrasqueiras, quiosques e WI-FI na área do restaurante.

É permitido entrar com bebidas, mas é permitido você levar a sua carne e usar a churrasqueira, desde que consumam as bebidas vendidas no local.

Para ter acesso a cachoeira principal andamos por cerca de 10 minutos por uma trilha de fácil acesso e autoguiada, não sendo necessário contratar um guia.

É uma caminhada bem agradável as margens do rio, tem varias cachoeiras pequenas no decorrer do caminho e um belo visual.

No caminho encontramos um poço de água com formato que se assemelha a um coração.

Também encontramos algumas bicas e cachoeiras com quedas d’águas menores que dá para curtir a água caindo nas costas como uma hidromassagem.

Na Chapada das Mesas, uma das características geológicas notáveis é a presença de areias avermelhadas em locais próximos a rios e formações rochosas. A coloração vermelha dessas areias é resultado da alta concentração de minerais de ferro presentes na região, como o óxido de ferro (hematita), que é responsável por dar essa tonalidade característica. 

Andamos poucos metros dentro do rio e voilà! Chegamos na cachoeira principal que dá nome ao lugar. Ela fica entre várias rochas e tem uma queda de quase 9 metros de altura, um lugar gostoso para se refrescar! O poço próximo a queda é fundo, mas a água se estende pelo rio formando pequenos poços rasos, ideal para as crianças e os pets nadarem.

A entrada custou R$ 30,00 por pessoa, crianças abaixo de 8 anos são isentas. O local também possui estrutura para quem deseja acampar, além de chalés para locação.

Comparada as outras cachoeiras da região essa é pequena, mas é bonita, aceita pet, tem boa localização e gostamos de ter visitado com a Pandora.

Posto de gasolina Marajó em Nova Olinda

Esse posto fica a 210 km da Cachoeira do Dodô, é um ótimo local para servir de apoio para quem estiver viajando de motorhome, o posto está em funcionamento há mais de 30 anos e oferece boa estrutura aos viajantes com banheiros e vestiários limpos, praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, farmácia, barbearia, mecânica, borracharia e combustível com preço justo.

Além disso, tem uma loja de utilidades que gostei bastante, onde é vendido vários tipos de produtos para limpezas, itens para camping como cadeiras, mesas, coolers, canivetes, barracas, além de itens para casa como canecas, garrafas, fogões, geladeiras portáteis 12v, brinquedos, eletrônicos, mantimentos, ferramentas diversificadas, enfeites, almofadas, travesseiros, roupas, sapatos, acessórios e de tudo um pouco que é útil e prático para caminhoneiros e viajantes. Alguns produtos estão disponíveis para venda no site da rede Marajó.

Na estrada de Brasília ao Maranhão passamos por três postos Marajó e paramos em todos eles, seja para almoçar, lanchar, abastecer, tomar banho ou dormir. Passamos uma noite no posto de Nova Olinda e choveu bastante a noite toda, o local possui amplo estacionamento com cobertura e conseguimos nos abrigar melhor e proteger da chuva. No site da rede você também encontra um mapa que permite traçar a rota da sua viagem e encontrar os postos no trajeto, assim você pode planejar e se organizar para utilizar a estrutura desses postos, caso precise.

Você já conhece a Cachoeira do Dodô no Maranhão? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência.

Quer mais dicas de roteiros pet friendly no Brasil? Então se liga nas informações que estão aqui.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios