praia-arnos-palmas-tocantins-pet-friendly
O que fazer em Palmas no Tocantins: atrações pet friendly

Dicas de atrações pet friendly em Palmas, a capital do Tocantins

Palmas em Tocantins é a capital mais jovem do país, se tornou o centro administrativo e cultural do estado desde a sua fundação em 1989.  A cidade é cortada pelo Lago de Palmas, um grande reservatório de água formado pelo represamento do Rio Tocantins.

Devido a sua localização estratégica, Palmas é frequentemente usada como ponto de partida para os visitantes que desejam explorar o Jalapão, que fica apenas 330 km de distância. Essa região se tornou um destino popular para o ecoturismo e o turismo de aventura no Brasil. Os visitantes geralmente alugam veículos 4×4 ou contratam serviços de guias locais para explorar as trilhas e estradas de terra que levam às atrações do Jalapão a partir de Palmas.

Portanto, a capital desempenha um papel importante como ponto de partida para os turistas que desejam conhecer e explorar as belezas naturais do Jalapão e outras regiões do estado de Tocantins.

A cidade possui um clima com duas estações bem definidas: uma estação chuvosa, que vai de outubro a abril e uma estação seca, que vai de maio a setembro.

Costumo dizer que a melhor época para viajar é quando você tem disponibilidade de tempo, dinheiro e saúde para isso.

Fomos em Palmas no mês de janeiro, uma época muito chuvosa, conseguimos pegar alguns dias de sol e aproveitamos os passeios, mas não recomendo viajar para a região principalmente nos meses de dezembro e janeiro.

Veja neste post dicas de atrações pet friendly em Palmas, a capital de Tocantins.

1- Praia do Prata

A capital é conhecida por suas praias artificiais de água doce que ficam localizadas às margens do Lago de Palmas, criado a partir do represamento das águas do Rio Tocantins pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, também conhecida como UHE Lajeado. A usina foi construída com o objetivo de gerar energia elétrica, mas também criou um grande corpo d’água, que se tornou o Lago de Palmas.

A Praia do Prata é uma das mais populares da região, frequentada por moradores e turistas que desejam relaxar à beira do lago.

Para chegar até lá percorremos 7 km por uma estrada de terra, bem sinalizada e com placas indicando as rotas para as cachoeiras.

A praia possui infraestrutura de banheiros, estacionamento, restaurantes com mesas, cadeiras e guarda-sóis na água.

A área de banho das praias são cercadas por telas de proteção para impedir a passagem de piranhas, peixe comum nas águas da lagoa.

2- Praia do Caju

Essa praia fica a 5 km da Praia do Prata, na mesma estrada de acesso, apesar de não ser pavimentada, está em bom estado. O trajeto é bem tranquilo e não precisa de um carro 4×4 para ir até o local.

A Praia do Caju também tem quiosques que permitem os visitantes ficarem sentados em cadeiras com os pés na água. Apesar de Palmas não ter praias oceânicas, essas áreas em torno da lagoa oferecem oportunidades para quem desejar curtir, relaxar e se refrescar em água doce.

Os quiosques em torno da praia ocupa toda a orla, então você precisará escolher um deles para se sentar, consumir e aproveitar o espaço reservado para os banhistas.

3- Praia das Arnos

A Praia das Arnos é outra atração bem popular em Palmas, apesar de ser um espaço bem simples, também conta com estrutura de quiosques em volta da praia.

Fomos durante a semana na baixa temporada, não encontramos nenhum dos restaurantes abertos para comermos e a praia estava deserta.

Em seu entorno tem área de camping com muitas árvores que proporcionam bastante sombra, estávamos em um carrohome, por isso para nós foi um bom lugar para preparar nossas próprias refeições e tirar um cochilo depois do almoço.

4- Praia da Graciosa

A Graciosa fica localizada na região central e oferece melhor estrutura que as outras praias, possui acesso asfaltado, bons restaurantes com música ao vivo, calçadão para caminhadas e atividades ao ar livre, quadras de esporte, banheiros, playground e estacionamento gratuito que é muito utilizado como ponto de apoio por motorhomes.

5- Praça dos Girassóis

A Praça dos Girassóis é uma das maiores praças públicas do mundo e um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade. Recebe esse nome em referência a flor do girassol, que é um símbolo do estado de Tocantins.

A praça possui uma grande área com jardins, fontes e esculturas, frequentemente é usada para eventos culturais, exposições de arte, palestras e atividades educacionais.

A praça é cercada por prédios governamentais e órgãos públicos, incluindo o Palácio Araguaia.

Nessa praça também está o Memorial Coluna Prestes, composto por uma estrutura arquitetônica moderna que abriga exposições relacionadas a história da Coluna Prestes e à Revolução de 1924. Os visitantes podem aprender sobre o contexto histórico, os líderes e os eventos desse movimento.

O memorial também exibe documentos, fotografias e artefatos que remontam ao período da Coluna Prestes, permitindo uma imersão mais profunda na história.

Outro marco histórico localizado na Praça dos Girassóis é o Memorial aos Dezoito do Forte, que homenageia os combatentes que participaram da Revolução de 18 do Forte de Copacabana, que ocorreu em 1922 no Rio de Janeiro. Um símbolo que celebra o patriotismo e a luta pela democracia.

6- Feira da 304 Sul

A Feira da 304 Sul, é uma feira tradicional que acontece na quadra 304 Sul da cidade. Ela é conhecida por oferecer uma variedade de produtos, como alimentos típicos da região, frutas, verduras, queijos, doces, roupas, artesanatos e muito mais.

Essa feira é uma parte importante da cultura local da cidade, proporcionando uma oportunidade para os moradores locais e visitantes comprarem produtos frescos, regionais e artesanais.

Hospedagem

Apesar de estarmos em um carrohome optamos por dormir algumas noites no Hotel Arco Íris, foi o único que encontramos na cidade que aceitava pet de porte grande. Uma opção de hotel econômico com quartos simples e funcionais, escolha popular para quem procura acomodações acessíveis em Palmas e principalmente pet friendly.

O hotel tem pontuação 6,8 no Booking, é avaliado pelos hóspedes como “satisfatório”. Os elogios de quem se hospedou neste hotel são vários, como ótima localização, funcionários prestativos e apartamento funcional.

Tem dicas de atrações pet friendly em Palmas? Deixe a sua mensagem nos comentários.

Quer mais dicas de roteiros pet friendly no Brasil? Então se liga nas informações que estão aqui.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios