cachoeira-pet-friendly-barao-cocais-minas-gerais
Cachoeira do Leão: atração pet friendly em Barão de Cocais/MG

Cachoeira do Leão: atração pet friendly em Barão de Cocais/MG

Barão de Cocais está inserido no “Circuito do Ouro” uma rota turística que abrange várias cidades históricas no estado de Minas Gerais, conhecidas por suas arquiteturas coloniais bem preservadas, igrejas ricamente ornamentadas, museus e muita natureza. Essa região foi extremamente importante durante o período colonial brasileiro devido a descoberta de ouro e pedras preciosas, o que levou a um intenso desenvolvimento econômico e cultural.

A cidade também está localizada nas proximidades da Estrada Real, uma das rotas mais importantes do nosso país, sua localização permite que os visitantes explorem a história da região relacionada à Estrada Real e a mineração de ouro em Minas Gerais.

Barão de Cocais recebeu esse nome em homenagem ao Barão José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, que viveu na cidade e era um importante membro da aristocracia brasileira. Ela também faz parte do chamado “Caminho dos Diamantes”, que desempenhou um papel crucial na história econômica do Brasil, pois foi usado para transportar diamantes, ouro e outras riquezas minerais das minas no interior de Minas Gerais até os portos de exportação, principalmente no Rio de Janeiro.

Veja o diagrama que fiz explicando os roteiros recomendados pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO). 

No centro histórico de Barão de Cocais você encontra várias construções antigas, igrejas, casarões e ruas de paralelepípedos que remontam ao período colonial brasileiro. Alguns pontos de interesse no centro histórico inclui a Igreja Matriz de São João Batista, construída no estilo barroco no século XVIII.

E também a Igreja do Rosário, uma das mais antigas da cidade. A igreja tem características arquitetônicas típicas do estilo barroco, comum nas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. A fachada da igreja é adornada com elementos decorativos barrocos, como relevos, entalhes em madeiras e detalhes em pedras.

Cachoeira do Leão

A Cachoeira do Leão fica a 10 km da Igreja do Rosário, a estrada de acesso é de terra, em bom estado e com várias placas indicativas.

Na data em que visitamos não havia outros turistas, o local estava deserto e parecia fechado, tivemos que gritar para sermos atendidos, um homem saiu de dentro do estabelecimento e permitiu nossa entrada que custou R$ 15,00 por pessoa.

Para acessar a cachoeira que dá nome ao local é preciso andar por cerca de 15 minutos por uma trilha com alguns trechos íngremes. O trajeto é autoguiado com placas indicativas. Pandora não teve dificuldade para fazer a trilha, achamos o trajeto tranquilo para fazer com cachorro.

Há outra trilha para acessar a parte de cima da cachoeira, mas com acesso mais difícil, por isso só visitamos a parte de baixo.

Após uma boa caminhada pela mata chegamos na Cachoeira do Leão, chamada por esse nome por ter uma pedra em frente a queda que lembra a cabeça de um leão. 

Sua águas cristalinas caem de uma altura considerável criando uma cena impressionante em meio a paisagem natural com rochas e muita vegetação. Os poços naturais que se formam tem partes rasas e outras mais fundas que permite um mergulho. É um bom local para levar o pet para nadar, relaxar e fugir do ritmo agitado da cidade.

Quando fomos era permitido acampar, entrar com bebidas e fazer churrasco em volta da cachoeira, desde que retirasse o lixo depois.

Barão de Cocais também ficou conhecida nacionalmente devido as preocupações com a segurança da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco. Essa barragem já enfrentou riscos de ruptura e isso levou a evacuação de algumas áreas da cidade, a atenção das autoridades e da mídia em todo o país.

Em vários pontos da cidade e estradas de acesso encontramos placas informando rotas de fuga para o caso de emergência.

No roteiro de volta para Belo Horizonte precisávamos fazer uma parada em André do Mato Dentro, distante 25 km de Barão de Cocais.

O único acesso indicado pelo Google Maps foi justamente a rota da lama, onde a Vale fazia diversas obras para desviar o rejeito da barragem Sul Superior.

Apesar de ser estrada de terra, estava em bom estado e no trajeto temos uma boa vista da região.

Nessa rota ainda passamos pelo povoado de Socorro, evacuado em 2019 devido a ameaça de rompimento da barragem. As pessoas foram retiradas das suas casas, mas seus objetos e pertences como mobílias foram deixados para trás.

O acesso ao povoado estava fechado, com guarita e vigilância 24h proibindo a entrada de pessoas não autorizadas, mas na estrada conseguimos avistar o povoado de longe.

Fizemos uma parada em André do Mato Dentro sem intuito turístico, fomos apenas para visitar alguns conhecidos, o vilarejo é pequeno, possui uma pequena igreja, apenas uma escola e poucos moradores residentes. 

Você já conhece o Circuito do Ouro? Tem dicas pet friendly em Barão de Cocais? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência.

Quer mais dicas de roteiros pet friendly no Brasil? Então se liga nas informações que estão aqui.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios