Roteiro de meio dia nas Cataratas de Foz do Iguaçu

América do Sul » Brasil » Destinos » Foz do Iguaçu » Paraná
Review: Roteiro de meio dia nas Cataratas de Foz do Iguaçu
Consideradas Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu proporcionam uma experiência única que mistura aventura, contemplação e conexão profunda com a natureza.
O lado brasileiro situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, oferece uma vista panorâmica arrebatadora das quedas. Logo ao chegar, o som das águas já anuncia a grandiosidade do que está por vir. São mais de 270 quedas d’água distribuídas ao longo de quase 3 quilômetros.
Veja outros passeios para fazer em Foz do Iguaçu, além das cataratas
- Cataratas de Foz do Iguaçu
Em 2015, eu e meu marido tivemos o privilégio de fazer um roteiro nas Cataratas do Iguaçu, um passeio inesquecível. A experiência foi tão incrível que, em fevereiro de 2025 decidimos voltar, dessa vez com a companhia especial dos nossos dois sobrinhos.
Fizemos o roteiro por conta própria, fomos de carro e utilizamos o estacionamento do parque, que custava R$ 60,00 a diária.
Compramos os ingressos com antecedência pelo site oficial do parque. Ao chegarmos, foi tudo muito prático: bastou nos dirigir até o ponto de entrada, onde há uma tela que exibe o grupo e o horário de embarque nos ônibus internos, de acordo com o horário selecionado na hora da compra.
O ingresso do parque já inclui o transporte interno (ida e volta) em ônibus, que percorrem cerca de 12 km entre o centro de visitantes e o início da Trilha das Cataratas. Também dá direito ao acesso à trilha principal, com aproximadamente 1 km de caminhada, além do uso do elevador panorâmico, da passarela que leva bem próximo às quedas e dos principais mirantes.
Embarcamos no ônibus das 9h10 e escolhemos fazer a primeira parada na Trilha das Cataratas, que tem cerca de 1,5 km de extensão e proporciona uma vista repleta de mirantes ao longo do percurso.
Apesar da beleza do percurso, achei a caminhada pela trilha um pouco cansativa. O trajeto estava bastante movimentado, com muitos turistas, o que dificultava caminhar com tranquilidade e tirar boas fotos sem aquela multidão ao redor.
A trilha, embora segura é relativamente estreita e o grande número de visitantes especialmente grupos familiares que andam bem próximos uns dos outros acaba formando filas e bloqueando a passagem. Levamos bastante tempo para completar o percurso, já que muitas pessoas paravam por longos períodos nos mirantes tentando fazer a foto perfeita, o que tornava o fluxo bem mais lento.
Apesar da multidão, conseguimos aproveitar o passeio, fazer boas fotos e, claro, admirar toda a beleza impressionante do lugar. Para quem pretende encarar a trilha, recomendo levar bastante água e usar sapatos confortáveis, pois o calor é intenso e há muitos degraus ao longo do caminho, tanto para subir quanto para descer.
Gastamos 1 hora nessa trilha e depois, no final do percurso chegamos na passarela da Garganta do Diabo. Esse é, sem dúvida, o trecho mais impactante do passeio, onde a força da natureza se revela em toda sua intensidade.
A passarela avança sobre o rio Iguaçu, permitindo que os visitantes fiquem literalmente cercados pelas quedas d’água. O barulho ensurdecedor, a névoa constante no ar e a vibração da água despencando em um abismo de mais de 80 metros criam uma atmosfera de pura emoção.
Ao chegar ao mirante final, a sensação é de estar no coração das Cataratas, uma visão privilegiada que nos impressionam. Prepare-se para se molhar (e se encantar). Leve capa de chuva, proteja sua câmera e aproveite cada segundo desse espetáculo único, que faz jus ao título de Maravilha da Natureza.
Ao sair da passarela, não retornamos pelo mesmo caminho, mas seguimos em direção ao elevador panorâmico, onde estão localizados outros mirantes. No dia da nossa visita, a espera para usar o elevador era de aproximadamente 35 minutos. Por isso, optamos por subir uma escadaria que nos levou até a saída do local.
O parque também oferece outras atrações, mas decidimos fazer um passeio mais breve, já que apenas essa trilha foi bastante cansativa. Além disso, preferimos almoçar e passar o restante da tarde no Parque das Aves, uma escolha que valeu muito a pena.
O Parque das Aves e as Cataratas de Foz do Iguaçu podem ser visitados no mesmo dia. Se eu fosse refazer esse roteiro, começaria pelo Parque das Aves. Estacionaria lá, já que o valor do estacionamento é mais em conta, e também almoçaria por lá, pois a comida é deliciosa e bem mais acessível. Só depois seguiria para as Cataratas do Iguaçu para encerrar o dia.
Você pode ver neste post como como foi nosso roteiro completo no Parque das Aves
O Parque Nacional do Iguaçu é exemplo de conservação ambiental, com infraestrutura voltada para o turismo sustentável. Além disso, oferece áreas de descanso, restaurante, lanchonete e loja de souvenires.
Visitar as Cataratas de Foz do Iguaçu é uma experiência que fica na memória. É impossível sair de lá sem se sentir pequeno diante da força da natureza e grato por poder presenciar tamanha beleza.
Você conhece as Cataratas de Foz do Iguaçu? Conte para nós nos comentários como foi a sua experiência!
Planeje sua viagem aqui!
Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! Muito obrigada e boa viagem!
Aluguel de carro: Rentcars
Hospedagem: Booking
Passagens Aéreas Canceladas: Cancelou.com
Seguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
Chip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.



















