estrada-real-pet-friendly-santa-barbara-mg
Passeio pelo centro histórico de Santa Bárbara/MG com cachorro

Passeio pelo centro histórico de Santa Bárbara com cachorro

Fazer uma caminhada pelo centro histórico de uma cidade é uma experiência que adoro, assim conhecemos a história, cultura e arquitetura do local. No caso de Santa Bárbara que é uma cidade conhecida por seu patrimônio histórico, encontramos muitos locais interessantes para explorar durante a caminhada.

O município de Santa Bárbara possui igrejas antigas, casarões coloniais e museus. Sua história está ligada à mineração de ouro na região durante o período colonial. A cidade desempenhou um papel importante na extração mineral durante a época do ciclo do ouro em Minas Gerais.

Santa Bárbara está inserida no “Circuito do Ouro” uma rota turística que abrange várias cidades históricas no estado de Minas Gerais, conhecidas por suas arquiteturas coloniais bem preservadas, igrejas ricamente ornamentadas, museus e muita natureza. Também faz parte da Estrada Real, uma das rotas mais importantes do nosso país, sua localização permite que os visitantes explorem a história da região relacionada à Estrada Real e a mineração de ouro em Minas Gerais.

Veja o diagrama que fiz explicando os roteiros recomendados pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO).

A maioria das atrações de Santa Bárbara estão situadas no centro histórico da cidade, em volta da Praça do Rosário, por isso em poucas horas é possível conhecer as atrações. Fizemos o roteiro com a Pandora, nossa Golden Retriever, ela adora caminhar e o acesso dentro da cidade para as atrações foi bem tranquilo, principalmente por ser tudo perto.

Veja neste post nosso tour com cachorro em Santa Bárbara!

Roteiro pelo centro histórico

Os visitantes que desejam explorar a Estrada Real e visitar seus diversos pontos turísticos podem adquirir o “Passaporte da Estrada Real”, um documento gratuito com intuito de incentivar o turismo cultural e histórico. Ao longo da rota, os visitantes podem obter os carimbos em seus passaportes. A cada cidade visitada é um carimbo diferente!

Em Santa Bárbara o local de carimbar o passaporte é na Casa da Cultura, uma das construções do século XVIII mais notáveis na cidade. A casa já foi sede dos Correios e Telégrafos e atualmente conta com espaços para usos contemporâneos relacionados a cultura local e a história da cidade. Incluindo biblioteca, arquivo público, espaço para atividades de artesanatos, entre outros.

Quando chegamos na cidade nossa primeira parada foi na Casa da Cultura para carimbar nossos passaportes, lá nos passaram informações turísticas da cidade e também nos forneceram um mapa da região.

Começamos nosso tour pela Praça do Rosário, onde se concentra várias atrações, uma delas é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, um importante patrimônio religioso e cultural em Santa Bárbara. Assim como muitas outras igrejas em Minas Gerais, essa igreja é conhecida por sua arquitetura colonial e história, ela é frequentemente associada ao período do Ciclo do Ouro, que trouxe prosperidade à região no século XVIII devido à mineração de ouro.

Características comuns de igrejas coloniais em Minas Gerais incluem fachadas ornamentadas, altares barrocos e detalhes arquitetônicos elaborados.

Na praça também fica a Casa do Mirante, edificada no século XIX, ganhou esse nome devido um mezanino no centro de sua estrutura original. A casa passou por várias modificações ao longo tempo, antigamente o quintal tinha um pomar que dava nas proximidades do terreno onde hoje se encontram a linha férrea e a antiga estação ferroviária.

A 200 metros da Praça do Rosário fica a Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no século XVIII. A arquitetura colonial brasileira é uma parte fundamental da história e do patrimônio cultural do país. Hoje, muitas das construções coloniais estão preservadas e abertas ao público, permitindo que as pessoas apreciem a riqueza e a diversidade dos estilos arquitetônicos que moldaram o Brasil durante seus primeiros séculos de colonização.

Ainda nos arredores fica o Museu Antoniano, seu interior possui um acervo com painéis e expositores que contam a vida de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

A antiga Estação Ferroviária foi construída no final do século XIX e desempenhou um papel importante no desenvolvimento econômico e no transporte ferroviário na região. A ferrovia facilitou o transporte de mercadorias e pessoas, promovendo o crescimento das cidades e comunidades ao longo de sua rota.

A Ferrovia Santa Bárbara também é um componente importante do patrimônio histórico e cultural da região. Muitas das antigas estações e edifícios ferroviários ao longo da linha são testemunhos da era ferroviária no Brasil.

Estações ferroviárias são construções históricas importantes, pois desempenharam um papel crucial no transporte de passageiros e mercadorias em todo o país durante os séculos XIX e XX. Muitas dessas estações foram projetadas com arquitetura interessante e única, refletindo a época em que foram construídas.

Você já conhece o Circuito do Ouro? Tem mais dicas de atrações em Santa Bárbara para fazer com cachorro? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência.

Quer mais dicas de roteiros pet friendly no Brasil? Então se liga nas informações que estão aqui.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios