Mundo a Vapor: Atração imperdível em Gramado e Canela (RS)
O Mundo a Vapor é um parque temático localizado em Canela no Rio Grande do Sul, um de seus grandes atrativos é a sua fachada, representa um acidente ferroviário que aconteceu em 1895 na Montparnasse em Paris, uma locomotiva desgovernada que cruzou em alta velocidade a estação e ficou presa na parede a 12 metros de altura.
O Mundo a Vapor foi fundado por dois irmãos, Omar e Benito, que desde criança ajudavam o pai na oficina mecânica e foram adquirindo conhecimentos e habilidades. Omar aos 16 anos que tinha cursado apenas a terceira série, construiu sua primeira réplica, um ”locomóvel em miniatura”, participando da 1° Feira Agroindustrial de Canela, em 1950. Todas as obras expostas no Mundo a Vapor foram construídas pelos irmãos Urbani, ferrovias, barcos, usinas, serrarias, moinhos, fábrica de papel, ferrarias, barcaças e várias locomotivas.
Algumas das atrações:
Fábrica de Erva Mate: A Erva Mate vem de uma árvore, suas folhas são colhidas e passam por um processo de desidratação em uma estufa, depois é feito a moagem nos pilões movidos por uma roda pelton. A moagem para o ponto certo do Chimarrão dura de 3 a 4 horas.
Usina Termoelétrica: É usado a força do vapor para produzir energia, começa na fornalha queimando combustível (diesel ou carvão mineral são mais utilizados), o calor aquece a água da caldeira, ela evapora e o vapor em alta pressão é injetado dentro da turbina, que em alta velocidade faz o gerador produzir eletricidade e é distribuída nas casas. Aproximadamente 25% da energia no Brasil vem das termoelétricas, é mais utilizada por ser mais eficiente, por outro lado é a que mais polui e também a mais cara.
Usina hidrelétrica: Cerca de 65% da energia no Brasil é gerada pelas hidrelétricas, a água represada desce pela tubulação até as turbinas que fazem o gerador produzir eletricidade.
Moinho: O moinho tem duas pedras mós que giram por uma roda d’água fazendo a moagem dos grãos.
Fábrica de papel: Foi a réplica mais demorada a ser construída, levou cerca de 4 anos para ficar pronta. É a menor fábrica de papel do mundo, desde a colocação da madeira no desfibrador até a saída do papel na outra ponta, tudo é feito de verdade na pequenina fábrica que oferece aos visitantes uma lembrança, um pequeno pedaço do papel produzido.
Trenzinho: O passeio de trem é cortesia, fotos são tiradas no trajeto e você poderá adquirir a sua por R$ 15,00 (2018).
Fotos antigas: Há um cenário dos anos 50 onde podemos tirar fotos com roupas da época.
Outras atrações:
Ingresso: R$ 32,00 (2018). Se quiser retornar, peça o cartão retorno para voltar em até 5 dias gratuitamente.
Localização: Av. D Luiz Guanella,1247- Rodovia Gramado/Canela.
Funcionamento: diariamente das 9h às 17h, exceto às quartas-feiras.
Contatos: (54) 3282-1125/ recepcao@mundoavapor.com.br.
Site: http://www.mundoavapor.com.br.
Veja também
• Passeio no Parque Terra Mágica Florybal
• Hotel Bangalôs da Serra- Hospedagem Pet friendly em Gramado
• Bus Tour: ônibus turístico em Gramado e Canela
• Aldeia do Papai Noel- viva a magia do natal em Gramado o ano inteiro
• Parque Cascata do Caracol- um passeio fascinante para fazer com cachorro em Canela
• Mini Mundo: Réplicas do mundo em miniaturas
• Dicas de passeios para fazer em Gramado e Canela com cachorro
• O Diário de Turista agradece ao Mundo a Vapor pela parceria. Todos os relatos aqui descritos refletem a nossa sincera opinião, sejam positivas ou negativas.
Planeje sua viagem aqui!
Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! Muito obrigada e boa viagem!
- Aluguel de carro: Rentcars
- Hospedagem: Booking
- Passagens Aéreas: Passagens Promo
- Seguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
- Chip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.