auschwitz -birkenau-polonia-campo-concentracao
Como visitar o campo de concentração Auschwitz na Polônia

Na cidade de Oświęcim na Polônia, ficam os dois maiores campos de concentração, Auschwitz I e Auschwitz II/Birkenau, criados pelo governo nazista, com o intuito de confinar, torturar e matar homossexuais, testemunhas de Jeová, poloneses, ciganos e judeus. O primeiro campo era utilizado pela artilharia do exército e em 1940 foi transformado em um campo de concentração. Já o segundo foi construído posteriormente para ser um campo de extermínio, local para dar uma solução final principalmente nos judeus.

Roteiro de 15 dias pelo Leste Europeu

Auschwitz I

O campo era administrado por Himmler, um dos homens mais poderosos e responsáveis pelo Holocausto. Em nome de Hitler, criou e controlou os campos de extermínio.

Fiquei arrepiada quando cheguei em Auschwitz e passei pelo portão onde milhares de pessoas também passaram à caminho da morte. No portão há a frase “Arbeit macht frei” que significa “O Trabalho Liberta”, expressão usada em vários campos de concentração. Estima-se que só nesse campo mataram 70 mil pessoas.

Como ir de Cracóvia a Auschwitz por conta própria

Dentro dos muros há dezenas de prédios, onde prisioneiros viviam em condições degradantes. Para piorar, eram obrigados a fazer trabalhos forçados e sem descanso, eram usados como cobaias em experimentos médicos bizarros. Muitos morriam de doenças por causa das péssimas condições de higiene, e outros suicidavam.

 Como ir de Cracóvia para Praga de ônibus

auschwitz -birkenau-polonia-campo-concentracao

auschwitz -birkenau-polonia-campo-concentracao

No começo os prisioneiros dormiam no chão sobre uma camada de palhas, posteriormente fizeram camas de madeira, onde ficavam amontoados, passando frio, sede e fome.

Os prisioneiros ao chegarem tinham todos os seus objetos confiscados e ganhavam apenas um uniforme listrado de tecido fino, sem nenhuma proteção contra o frio.

As câmaras de gás eram usadas para matar milhares de pessoas em poucos minutos. Para não deixar vestígios eram incinerados nos crematórios.

O campo foi construído para tornar uma fuga impossível, a área era cercada com arame farpado eletrificado, com muros e torres de vigia.

No departamento cirúrgico comandado pelo médico Josef Mengele, também conhecido como o “anjo da morte”, foi responsável por fazer experimentos terríveis principalmente em mulheres grávidas e crianças.

Auschwitz II – Birkenau

Em 1939 quando a Alemanha invade a Polônia, muitos judeus começaram a ser trazidos de toda a Europa em trens, ao chegarem as famílias eram separadas, aqueles que tinham força para trabalhar eram obrigados ao trabalho escravo, já os velhos, crianças e mulheres eram mandados para a câmara de gás para morrerem.

Após a viagem de vários dias passando fome, os judeus chegavam no campo e então era decidido seu destino final, abaixo um dos vagões que eram utilizados para transportá-los.

 

Os prisioneiros dormiam em quartos com superlotação e os banheiros sem nenhuma privacidade.

 

No fim da guerra os nazistas tentaram destruir os vestígios das atrocidades, mas muitos galpões, fotos e arquivos continuaram intactos.

 

Em 27 de janeiro de 1945 as tropas soviéticas chegaram em Auschwitz para libertar os prisioneiros, cerca de 7 mil pessoas haviam sobrevivido, mas infelizmente já estavam esqueléticos e doentes, muitos à beira da morte.  Mais de 1 milhão de pessoas morreram em Auschwitz, 90% eram judeus.

Como reservar o bilhete de graça para entrar em Auschwitz

Faça a reserva do ingresso online no site oficial de Auschwitz, com bastante antecedência, a entrada é muito concorrida e com um número limitado de pessoas por dia. A opção de visita individual é gratuita e a guiada é paga. Após realizado a reserva você receberá o ingresso por e-mail, então é só imprimir.

Ao chegar em Auschwitz I, retire os ingressos definitivos na bilheteria.

Como se locomover entre os campos

Auschwitz I e Auschwitz II-Birkenau estão a 3 km de distância, tem ônibus gratuito de 15 em 15 minutos.

Onde comer

No Auschwitz I tem lanchonete e restaurante, servem almoço a la carte ou self service. Abaixo cardápio com os preços de 2019.

Dados da viagem:

Data: 26/02/2019 a 10/03/2019.
Clima: fim do inverno, necessário roupas de frio, casacos leves, luvas, toucas, cachecóis, blusa fleece para usar debaixo da jaqueta, tênis ou bota.
Estilo: viajamos com duas mochilas de 30 litros cada um, com aproximadamente 5kg a 7k cada, apenas isso, o básico.

SEGURO VIAGEM

Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é obrigatório para quem vai viajar para a Europa, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.

CHIP INTERNACIONAL

Vá para a Europa com um chip 4G da EasySim4U! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios