Na cidade de Oświęcim na Polônia, ficam os dois maiores campos de concentração, Auschwitz I e Auschwitz II/Birkenau, criados pelo governo nazista, com o intuito de confinar, torturar e matar homossexuais, testemunhas de Jeová, poloneses, ciganos e judeus. O primeiro campo era utilizado pela artilharia do exército e em 1940 foi transformado em um campo de concentração. Já o segundo foi construído posteriormente para ser um campo de extermínio, local para dar uma solução final principalmente nos judeus.
Roteiro de 15 dias pelo Leste Europeu
Auschwitz I
O campo era administrado por Himmler, um dos homens mais poderosos e responsáveis pelo Holocausto. Em nome de Hitler, criou e controlou os campos de extermínio.
Fiquei arrepiada quando cheguei em Auschwitz e passei pelo portão onde milhares de pessoas também passaram à caminho da morte. No portão há a frase “Arbeit macht frei” que significa “O Trabalho Liberta”, expressão usada em vários campos de concentração. Estima-se que só nesse campo mataram 70 mil pessoas.
Como ir de Cracóvia a Auschwitz por conta própria
Dentro dos muros há dezenas de prédios, onde prisioneiros viviam em condições degradantes. Para piorar, eram obrigados a fazer trabalhos forçados e sem descanso, eram usados como cobaias em experimentos médicos bizarros. Muitos morriam de doenças por causa das péssimas condições de higiene, e outros suicidavam.
Como ir de Cracóvia para Praga de ônibus
No começo os prisioneiros dormiam no chão sobre uma camada de palhas, posteriormente fizeram camas de madeira, onde ficavam amontoados, passando frio, sede e fome.
Os prisioneiros ao chegarem tinham todos os seus objetos confiscados e ganhavam apenas um uniforme listrado de tecido fino, sem nenhuma proteção contra o frio.
As câmaras de gás eram usadas para matar milhares de pessoas em poucos minutos. Para não deixar vestígios eram incinerados nos crematórios.
O campo foi construído para tornar uma fuga impossível, a área era cercada com arame farpado eletrificado, com muros e torres de vigia.
No departamento cirúrgico comandado pelo médico Josef Mengele, também conhecido como o “anjo da morte”, foi responsável por fazer experimentos terríveis principalmente em mulheres grávidas e crianças.
Em outros galpões temos a real dimensão das atrocidades que os prisioneiros sofreram, são centenas de fotos que mostram como os judeus eram torturados.
Auschwitz II – Birkenau
Em 1939 quando a Alemanha invade a Polônia, muitos judeus começaram a ser trazidos de toda a Europa em trens, ao chegarem as famílias eram separadas, aqueles que tinham força para trabalhar eram obrigados ao trabalho escravo, já os velhos, crianças e mulheres eram mandados para a câmara de gás para morrerem.
Após a viagem de vários dias passando fome, os judeus chegavam no campo e então era decidido seu destino final, abaixo um dos vagões que eram utilizados para transportá-los.
Os prisioneiros dormiam em quartos com superlotação e os banheiros sem nenhuma privacidade.
No fim da guerra os nazistas tentaram destruir os vestígios das atrocidades, mas muitos galpões, fotos e arquivos continuaram intactos.
Em 27 de janeiro de 1945 as tropas soviéticas chegaram em Auschwitz para libertar os prisioneiros, cerca de 7 mil pessoas haviam sobrevivido, mas infelizmente já estavam esqueléticos e doentes, muitos à beira da morte. Mais de 1 milhão de pessoas morreram em Auschwitz, 90% eram judeus.
Como reservar o bilhete de graça para entrar em Auschwitz
Faça a reserva do ingresso online no site oficial de Auschwitz, com bastante antecedência, a entrada é muito concorrida e com um número limitado de pessoas por dia. A opção de visita individual é gratuita e a guiada é paga. Após realizado a reserva você receberá o ingresso por e-mail, então é só imprimir.
Ao chegar em Auschwitz I, retire os ingressos definitivos na bilheteria.
Como se locomover entre os campos
Auschwitz I e Auschwitz II-Birkenau estão a 3 km de distância, tem ônibus gratuito de 15 em 15 minutos.
Onde comer
No Auschwitz I tem lanchonete e restaurante, servem almoço a la carte ou self service. Abaixo cardápio com os preços de 2019.
Dados da viagem:
Data: 26/02/2019 a 10/03/2019.
Clima: fim do inverno, necessário roupas de frio, casacos leves, luvas, toucas, cachecóis, blusa fleece para usar debaixo da jaqueta, tênis ou bota.
Estilo: viajamos com duas mochilas de 30 litros cada um, com aproximadamente 5kg a 7k cada, apenas isso, o básico.
SEGURO VIAGEM
Não esqueça de fazer o seguro viagem, ele é obrigatório para quem vai viajar para a Europa, faça sua cotação agora online e contrate um seguro de forma rápida, prática, confiável e barata! Nossos leitores ganham 5% de desconto usando o código DIARIODETURISTA5. Você pode dividir em até 12x ou ganhar mais 5% de desconto para pagamento no boleto.
CHIP INTERNACIONAL
Vá para a Europa com um chip 4G da EasySim4U! É simples, compre o chip aqui, receba em sua casa, solicite o desbloqueio para as datas da viagem e pronto. Chegando no país de destino insira-o no celular e você está conectado para fazer chamadas e com acesso ilimitado a internet.
Planeje sua viagem aqui!
Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! Muito obrigada e boa viagem!
- Aluguel de carro: Rentcars
- Hospedagem: Booking
- Passagens Aéreas: Passagens Promo
- Seguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
- Chip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.