museu-egipcio-curitiba-parana
Conheça o Museu Egípcio em Curitiba (PR)

O Museu Egípcio de Curitiba é um ótimo lugar para você conhecer os costumes e crenças da civilização egípcia. Possui duas múmias verdadeiras e expõe réplicas de objetos, estátuas, pirâmides, artes, arquiteturas e símbolos do Egito Antigo. Em funcionamento desde 1990, o museu tem o propósito de trazer aos brasileiros um pouco da história de uma antiga sociedade com cultura intrigante.

O Acervo

A primeira sala tem diversos objetos utilizados pelos sacerdotes e faraós, como amuletos, papiro, estátuas e também as ferramentas utilizadas pelos trabalhadores que atuavam como construtores, escribas ou camponeses. Chama atenção a Estela de Roseta, uma pedra cujo texto foi crucial para decifrar a escrita egípcia.

Esta outra sala contém objetos usados em rituais e cerimônias, os egípcios faziam muitas oferendas e adoração aos deuses no intuito de agradá-los e em contrapartida receber proteção e ajuda.

Os sacerdotes eram representantes dos Deuses e do Faraó, tinham a responsabilidade de manter a ordem cósmica e assumir funções administrativas no Império.

museu-egipcio-curitiba

Casal sacerdotal Tenti e Imeretef

Os egípcios cultuavam inúmeras divindades, alguns deles eram animais; o Faraó era também considerado um deus, o Hórus vivo na terra e senhor das duas coroas.

O museu possui uma coleção de diversos objetos que eram colocados dentro das tumbas ou que usavam no processo de mumificação:

Os egípcios acreditavam na imortalidade e que a alma deixava o corpo quando morriam, por isso os corpos deviam ser mumificados para que fossem preservados e pudessem ter passagem para a outra vida.

Também faz parte do museu a múmia Wanra, peça original recebida como doação da família Osterloch em 2009. Wanra na língua quéchua significa criança, morreu com aproximadamente 2 anos e meio e foi mumificada naturalmente devido às condições do ambiente em que foi enterrada. A peça mais importante do museu é a tumba da múmia Tothmea, peça original que possui cerca de 2600 anos e faz parte do museu desde 1995, mas infelizmente não é permitido tirar fotos.

mumia-wanra-museu-egipcio-curitiba

Múmia Wanra

Muitos deuses egípcios tinham forma de animais, quando morriam eram mumificados por serem considerados sagrados.

mumia-animais-egipcio-curitiba-museu

Os órgãos dos mortos eram retirados no processo de mumificação e colocados em vasos canópicos:

vaso-canopico-orgaos-museu-curitiba

O museu traz centenas de símbolos egípcios que representam sua cultura e uma história marcante.

Uma réplica reduzida da Esfinge de Gisé está na entrada dos jardins, possui corpo de leão com cabeça humana, com 2,94 metros de comprimento, 1,15 metro de altura e 0,92 de largura, confeccionada em resina e fibra de vidro, uma obra magnifica!

esfinge-gisé-curitiba-museu-egito

Nos jardins externos do museu encontramos a famosa Alameda das Esfinges, composta por 26 estátuas, o obelisco de Tutmés III e o Atrium Romano, com a estátua de César Augusto.

Endereço: Rua Nicarágua, 2453/ Bacacheri.
Horário de funcionamento: terça a sexta das 8h às 12h e 13h às 17h30; sábados das 10h às 17h e domingos das 9h às 12h.
E-mail: museu@amorc.org.br

Ainda não escolheu o hotel para se hospedar? Então veja minhas dicas de onde ficar em Curitiba!

• Hotel Centro Europeu Tourist
• Hotel San Martin
• Hotel barato próximo ao aeroporto de Curitiba – Bristol Portal do Iguaçu

Veja também:
• 
Bate Volta de Curitiba para o Parque Beto Carrero World

• Passeio de trem à Morretes e Antonina/vagão turístico
• Ilha do Mel ”Bate-Volta” saindo de Curitiba por conta própria
• Linha Turismo: melhor maneira de conhecer atrações turísticas em Curitiba
• Viva o Mercado Municipal de Curitiba
• Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV em Curitiba
Lugares para sair a noite em Curitiba
Dicas gerais de Curitiba, o que ver e fazer

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

    Comentários

  1. Pathy Guarnieri
    15 /dezembro /2018

    Que museu mais sensacional! Deve ser incrível! Quando for a Curitiba, com certeza irei a esse museu!

    Beijo!

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios