letreiro-eu-amo-rio-grande-rs
O que fazer em Rio Grande: tour pela cidade mais antiga do RS

Rio Grande é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, situada na costa atlântica, às margens do estuário da Lagoa dos Patos. Fundada em 19 de fevereiro de 1737, pelo Brigadeiro José da Silva Paes, Rio Grande é a cidade mais antiga do estado e uma das mais antigas do Brasil.

O porto da cidade é um dos principais pontos de escoamento de produtos agrícolas e industriais do país. Devido a sua localização estratégica Rio Grande desempenha um papel importante no comércio internacional e na logística de transporte de mercadorias para o interior do país.

A economia da cidade é impulsionada principalmente pela atividade portuária, pela indústria naval, pelo comércio e pela pesca. Além disso, a cidade também possui a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que desempenha um papel importante na educação e em pesquisas na região.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, a população de Rio Grande era de aproximadamente 210.018 habitantes.

Rio Grande possui um rico patrimônio cultural, com museus, igrejas antigas e arquitetura histórica.

Veja neste post o que fazer em Rio Grande, uma cidade no extremo sul do país.

1- Igreja Nossa Senhora do Carmo

A igreja construída em estilo neogótico é notável ​​por sua beleza e grandiosidade, é um marco arquitetônico importante em Rio Grande. Seu exterior possui belíssimas torres e agulhas altas, portas com arcos ogivais, característica icônica do estilo neogótico, muito usado em janelas, portas, arcos e outras partes da estrutura de igrejas desse estilo.

Os visitantes podem admirar vitrais, esculturas elaboradas e outros elementos decorativos que refletem a habilidade e a criatividade de artistas e artesãos do passado.

Horário das missas: de segunda a sábado às 18h, domingo às 10h e às 18h30.

2– Biblioteca Rio-Grandense

Fundada em 1846, a Biblioteca Rio-Grandense é uma instituição dedicada a preservação e disseminação de materiais de leitura e pesquisa relacionados a cultura e história do estado do Rio Grande do Sul. Ela desempenha um papel importante na promoção da educação, pesquisa e acesso à informação para a comunidade local e estudiosos interessados na região.

Abriga uma vasta coleção de livros, documentos históricos, periódicos, mapas e outros materiais de pesquisa relacionados a história, cultura, literatura e política.

Funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 17h.

3- Doca do Mercado

A Doca do Mercado fica às margens da Lagoa dos Patos, sua história está associada ao comércio e a atividade portuária da cidade. A área possui um cais onde barcos de pesca e pequenas embarcações atracam. Além de um mercado de peixes que desempenha um papel importante na cadeia de abastecimento de frutos do mar, permitindo que pescadores, comerciantes e consumidores comprem e vendam peixes e frutos do mar frescos.

A Doca do Mercado é frequentemente usada para eventos culturais e festivais locais, tornando-se um ponto de encontro popular para a comunidade. Está localizado em frente à Biblioteca Rio-Grandense.

No local também fica o letreiro “Eu amo Rio Grande”, seu entorno possui bela vista do estuário da Lagoa dos Patos, que é a maior lagoa da América do Sul.

4- Prédio da Alfândega

Bem próximo as Docas do Mercado fica o Prédio da Alfândega que desempenhou um papel importante no controle das atividades comerciais na região ao longo de sua história.

O prédio é uma construção de arquitetura neoclássica, era usado para regular o comércio, coletar impostos de importação e exportação e supervisionar as atividades relacionadas ao porto local.

Atualmente você pode visitar o Museu da Cidade do Rio Grande que fica no seu interior e abriga um acervo com mais de 7 mil peças que contam a história da cidade.

5- Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima 

Mesmo para aqueles que não são religiosos, igrejas históricas podem ser lugares de paz e reflexão. A atmosfera tranquila e serena pode proporcionar um refúgio da vida cotidiana, permitindo momentos de introspecção e contemplação.

A paróquia é dedicada à Nossa Senhora de Fátima, que é uma das manifestações marianas mais conhecidas e veneradas dentro do catolicismo. Existem vários santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima em todo o mundo e eles servem como centros de peregrinação e devoção para os católicos. Esses santuários geralmente incluem uma igreja ou capela, bem como espaços para oração, procissões e outros eventos religiosos.

6- Sobrado dos Azulejos

O Sobrado dos Azulejos é um marco importante na preservação da história e da cultura da região, é notável por sua arquitetura e pelos azulejos que decoram sua fachada, uma característica que o torna um marco na cidade. Ele é um lembrete das influências arquitetônicas da colonização portuguesa no Brasil.

7- Praça Xavier Ferreira

A Praça Xavier Ferreira é um dos espaços públicos de destaque na cidade e um local onde os moradores e visitantes podem desfrutar de áreas verdes, atividades ao ar livre e eventos culturais.

Para dar ainda mais significado a praça, preservar a história e cultura, foi colocado um monumento em homenagem ao brigadeiro José da Silva Paes, fundador de Rio Grande.

Toda segunda quarta-feira do mês acontece na praça o projeto “Troca de Livros” do programa Socializando a Leitura, com intuito de promover e divulgar a leitura por meio da doação e troca de livros.

Você leva 1 livro seu e troca por outro, se não tiver livros para troca, o projeto disponibiliza até 2 livros por pessoa de forma gratuita. Acompanhe mais informações do projeto acessando o Instagram @socializandoaleitura.

8- Praça Tamandaré

Praça tradicional da cidade, limpa, segura, agradável, muita área verde com jardins, bancos, playgrounds para crianças, esculturas, monumentos, fontes ornamentais e banheiro. Ela é projetada para oferecer um espaço agradável para os moradores e visitantes relaxarem e socializarem.

Bom local na cidade para atividades como caminhadas, piqueniques e jogos ao ar livre. Você encontrará muitos camelôs pela praça vendendo roupas, sapatos, acessórios, produtos eletrônicos e artesanatos.

Na praça fica um monumento em homenagem à Bento Gonçalves, principal chefe da Revolução Farroupilha (também conhecida como Guerra dos Farrapos), que foi um conflito armado que ocorreu no Rio Grande Sul do Brasil entre 1835 e 1845.

Bento Gonçalves é lembrado como uma figura histórica importante na luta dos gaúchos por autonomia e na Revolução Farroupilha. Sua liderança e contribuições durante esse período desempenharam um papel crucial na história do Sul do Brasil.

9- Museu oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios

O Museu Oceanográfico da Universidade do Rio Grande (FURG), é uma instituição dedicada ao estudo e a divulgação da biodiversidade marinha e da pesquisa oceanográfica. Fundado em 1953, o museu é uma das instituições mais antigas do gênero no Brasil e desempenha um papel importante na pesquisa e na educação relacionadas ao ambiente marinho.

O museu abriga uma coleção diversificada de espécies marinhas, incluindo esqueletos, conchas, corais e outras exposições. Além disso, o Museu Oceanográfico realiza atividades educacionais como exposições interativas e programas de educação ambiental, destinados a promover a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos.

A cidade de Rio Grande, onde o museu está localizado, é um importante centro de pesquisa oceanográfica no Brasil devido à sua localização estratégica na costa atlântica. A FURG é uma das instituições líderes no estudo dos oceanos e dos ecossistemas marinhos no país, e o Museu Oceanográfico é uma parte integrante dessa comunidade acadêmica.

No mesmo local também fica o Museu Antártico, Museu da Ilha da Pólvora, Museu Náutico, Centro de Recuperação de Animais Marinhos – CRAM e Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMar.

Funcionamento: terça a sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos domingos das 14h às 18h.
Ilha da Pólvora: sextas, sábados e domingos das 14h às 18h.
Entrada franca.

10- Havan

As lojas Havan no Rio Grande do Sul, assim como em outros estados, oferecem uma ampla gama de produtos, incluindo roupas, eletrônicos, utensílios domésticos e muito mais.

Na Av. Itália em Rio Grande também possui uma Havan, com produtos de qualidade e preço acessível, na minha opinião é uma das melhores lojas no Sul do país para fazer compras de roupas e de artigos para casa, no varejo.

Você já conhece Rio Grande? Tem mais dicas de atrações? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência.

Este post faz parte da blogagem coletiva cujo tema é “o que fazer em…”, veja também:

Até onde eu puder ir – O que fazer na Ilha de Koh Phangan

Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Curitiba

Vamos viajar pra onde agora? O que fazer em Vila Velha

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. Cintia Grininger
    3 /outubro /2023

    Que graça a cidade de Rio Grande! Achei bem interessante a sua história e não imaginava que havia um museu oceanográfico tão interessante por lá. Aliás, achei todos os pontos turísticos bastante interessantes (com exceção da Havan, que acho cafona em qualquer lugar). Há mais alguma cidade interessante por perto para complementar o roteiro perto da Lagoa dos Patos?

  2. Hebe C
    2 /outubro /2023

    Que cidade mais fofa, adorei esse tour pela cidade de Rio Grande. Não sabia que era a cidade mais antiga do RS. Adorei essas cidades assim cheia de histórias

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios