moais-ilha-pascoa-chile
Curiosidade: Os Moais da Ilha de Páscoa

Os moais da Ilha de Páscoa no Chile

A Ilha de Páscoa também conhecida como Rapa Nui, é uma ilha vulcânica localizada no meio do Oceano Pacífico, a cerca de 3.700 quilômetros da costa oeste do Chile, país ao qual pertence. A ilha é famosa por suas impressionantes estátuas de pedras conhecidas como moai, que foram esculpidas pelos antigos habitantes da ilha, o povo Rapa Nui, entre os séculos XIII e XVI.

É intrigante o tamanho que as estátuas foram construídas e principalmente, como foram inseridas ali. A Ilha foi descoberta em um domingo de Páscoa pelo explorador Jacob Roggeveen, ele diz ter visto 2 a 3 mil habitantes que viviam em cabanas.

A ilha possui quase 900 estátuas conhecidas como moais, esculpidos a partir de rochas vulcânicas encontradas na própria ilha no ano 1200 a 1500 d.C. pelo povo Rapa Nui. Essas estátuas variam em tamanho, com algumas medindo entre 4 e 6 metros de comprimento (a mais alta tem mais de 20 metros de altura), podendo pesar de 1 a 27 toneladas.

A forma como os Rapa Nui conseguiram transportar e erguer essas estátuas gigantes é um dos mistérios mais intrigantes da ilha. Anteriormente era convicta a ideia de que os moais eram compostos apenas por cabeças, porém em 2012 após escavações foram descobertos os corpos que estavam escondidos na terra.

A Ilha de Páscoa também possui uma rica cultura e história, os Rapa Nui desenvolveram uma sociedade complexa e criaram petroglifos, sistemas de agricultura em terraços, aldeias e seus enigmáticos símbolos de escrita conhecidos como rongorongo. Essa é uma forma de escrita que ainda não foi completamente decifrada e os estudiosos têm dificuldade em entender seu significado e contexto.

A sociedade Rapa Nui entrou em declínio devido a conflitos internos, escassez de recursos e a super exploração dos recursos naturais, o que levou à derrubada das florestas e à degradação do ambiente.

Atualmente, a Ilha de Páscoa é um destino turístico popular devido a sua beleza natural, cultura única e história. O Parque Nacional Rapa Nui que abrange muitos dos sítios arqueológicos da ilha foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995, além dos moais você pode conhecer crateras vulcânicas, praias e outras atrações da ilha.

A conservação dos moais e da cultura Rapa Nui é uma preocupação importante para as autoridades chilenas, a fim de preservar esse patrimônio único para as futuras gerações. Os habitantes da ilha também estão envolvidos em atividades de preservação e restauração dos moais e de suas tradições culturais.

Acredita-se que os moais representem antigos líderes tribais ou ancestrais venerados. Eles eram colocados em plataformas cerimoniais chamadas “ahu”, que eram usadas em rituais religiosos e cultos aos antepassados.

Não há nada que comprove as teorias da existência dos moais, não sabemos com certeza o porquê ou como foram levantadas e construídas. Alguns dizem que as estátuas foram erguidas pelos habitantes em homenagem aos seus deuses, outros dizem que se moviam sozinhas, a verdade é que ninguém sabe ao certo as suas origens.

Museu Fonk

O Museu Fonck localizado na cidade de Viña del Mar, distante apenas 123 km de Santiago é conhecido por abrigar uma variedade de exposições que destacam a cultura e a história da região. O museu também exibe artefatos e objetos históricos relacionados as culturas indígenas do Chile central, possui uma coleção de arte e artesanato chileno, incluindo pinturas, esculturas e objetos de arte tradicional. Além das exposições culturais, o museu também abriga uma coleção que inclui fósseis, minerais e informações sobre a flora e fauna da região.

Uma das atrações mais famosas do museu é moai Del Ahu One Makihi medindo 2,90 m de altura e foi construído com a pedra Toba Lapilli. Ele foi transferido da Ilha de Páscoa em 1951 no navio do Presidente Pinto, chegou ao Porto de Valparaíso dia 1 de setembro de 1951 e foi levado para Viña Del Mar.

Devido a sua localização remota no oceano Pacífico, a Ilha de Páscoa é um destino turístico único e misterioso que oferece aos visitantes a oportunidade de explorar uma cultura e história fascinantes, além de uma beleza natural incomparável. Os moais são um testemunho do engenho e habilidade dos antigos habitantes da ilha e representam uma parte importante da herança cultural da região.

→ Visitamos Viña del Mar com a agência de turismo RodTur, eles oferecem o passeio por $15.000,00 pesos por pessoa, o valor inclui a passagem de ônibus com a TurBus (ida e volta – Santiago) e um dia de passeio com guia experiente e transporte pelos principais pontos turísticos da cidade, incluindo uma parada no Museu Fonk. Recomendo porque valeu muito a pena! (WhatsApp da agência RodTur: +56952094098).

Você já conhece a Ilha de Páscoa ou Viña del Mar no Chile? Deixe suas dicas e sugestões nos comentários!

Veja também

Roteiro Completo no Chile
Qual moeda levar para o Chile
Onde comprar roupas baratas em Santiago
Conheça as estações de esqui

Dicas de 6 restaurantes para comer bem em Santiago

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. bonnet
    4 /janeiro /2017

    Merci pour cet article

    • Paloma
      5 /janeiro /2017

      De rien 🙂

  2. ana paula
    22 /novembro /2016

    Eu queria muito conhecer.
    Tenho fascínio por esses “mistérios” do mundo.
    Um dia eu vou!
    bjks

  3. Minda Silva
    21 /novembro /2016

    Ainda não tive a oportunidade de sair do Brasil, mas confesso que quando vejo posts como o seu essa vontade, me desperta quase uma necessidade de conhecer lugares incríveis como esse.
    Amei o lugar, e com certeza se for viajar esse é um dos que irei visitar!

    Bjos
    Minda ❤ ?

  4. Gustavo Mendes
    20 /novembro /2016

    Primeiramente gostaria de dizer que amei seu blog, é simplesmente lindo.
    Enfim, adorei o lugar e a paisagem. Tenho vontade de conhecer o Chile, tem uma cultura bastante diferente da nossa e que me interessa muito.

    Beijos

  5. Tatiana Anflor
    1 /novembro /2016

    Nossa, que passeio bárbaro, hein! É uma viagem que me agradaria muito, vou pensar, ler um pouco mais sobre o lugar, quem sabe mais adiante eu vou também, né? Adorei o post!

    • Paloma
      17 /novembro /2016

      Obrigado 🙂

  6. Marcia Lopes
    27 /outubro /2016

    Olá!
    Já tinha ouvido falar no nome, mas não conhecia a história.
    Amei as fotos e achei o lugara fantástico, gostaria de conhecer.
    Bjs

  7. Fábio
    19 /outubro /2016

    Que lugar sensacional! A Ilha de Páscoa é bela e intrigante. Adorei as fotos, taí um destino que vale a pena conhecer!!

    • Paloma
      19 /outubro /2016

      Lugar misterioso!

  8. Vânia Coelho
    16 /outubro /2016

    Nunca tinha ouvido falar da ilha! Mas adorei!

    http://vaniacoelhomakeup.blogspot.pt/

    • Paloma
      19 /outubro /2016

      Que bom! 🙂

  9. liz
    21 /agosto /2016

    u a u! que lindo! amo história tambem, deve ser incrivel ir nesse lugar! seu blog é incrivel <3

    • paloma
      26 /agosto /2016

      Muito obrigado 🙂

  10. Jéssica Castro
    19 /agosto /2016

    eu sou apaixonada por história e vi as noticias e esse é um lugar misterioso e super belo que pretendo ir um dia 🙂 amei suas fotos 🙂

    • paloma
      19 /agosto /2016

      Obrigado Jéssica!

  11. paloma
    18 /agosto /2016

    Obrigado, que legal!

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios