valle-nevado-chile
O que fazer em Santiago do Chile em 5 dias? Roteiro completo

Santiago é a capital do Chile, o centro econômico, cultural e político do país e é conhecida pela sua deslumbrante paisagem natural, incluindo a Cordilheira dos Andes que proporciona um cenário maravilhoso à cidade. 

No centro histórico de Santiago você encontra uma rica mistura de arquitetura colonial e moderna, bem como uma grande variedade de atrações culturais, históricas e turísticas como museus, parques, teatros, galerias e eventos culturais.

Tem viagem marcada para Santiago no Chile? Não deixe de ler nosso roteiro completo de 5 dias, reunimos dicas de atrações turísticas, transportes, contatos de agências e muito mais.

Roteiro completo para Santiago no Chile

1° dia/sexta-feira

Chegamos no aeroporto em Santiago às 1h30min da manhã, fomos de táxi até o Apart Hotel Cambiaso, no bairro Providência e pagamos $21.000 pesos (julho/2015).

No primeiro dia conhecemos o centro de Santiago, primeiro o Palácio La Moneda, onde fica a sede da Presidência da República do Chile, inaugurado em 1805.

A cada dois dias acontece a troca de guardas, durante a semana às 10h, finais de semana e feriados às 11h, dura cerca de 40 minutos. Para fazer a visita guiada no interior do palácio é necessário fazer agendamento com antecedência.

Troca de Guardas

Mais adiante fica o Paseo Ahumada e o Paseo Huerfanos com várias lojas de roupas e botas. Próximo a Plaza Mayor, possuem algumas esculturas, prédios históricos e o Mercado Central, na redondeza é a melhor opção para almoçar, principalmente se gosta de frutos do mar. Atravessando o Rio Maipo você chega a feira de Patronato, lugar ideal para comprar roupas e botas bem baratas. 

Dicas para fazer compras em Patronato

2° dia/sábado

Visitamos Valparaíso e Viña Del Mar que fica a 130km de Santiago. Fomos ao Terminal Alameda, onde saem os ônibus, lá conheci a empresa RodTur, eles oferecem o passeio por $15.000,00 pesos por pessoa, o valor inclui a passagem de ônibus com a TurBus (ida e volta – Santiago) e um dia de passeio pelos principais pontos turísticos das cidades com guia turístico e transporte (Whatsapp da RodTur: +56952094098).

→ Os assentos do ônibus da TurBus podem ser escolhidos, havendo disponibilidade escolha um dos panorâmicos, n°s 17,18,19 e 20.

→ Para ir de metrô ao Terminal Alameda, desça na estação Universidade de Santiago. 

Chegando em Valparaíso iniciamos o passeio no Puerto Baron, com vista para o Oceano Pacífico e para os Leões marinhos.

Subimos pelos morros íngremes da cidade para conhecermos a casa de Pablo Neruda, do lado de fora têm várias barraquinhas de artesanatos para comprarmos lembranças. Na descida há várias casas coloridas, uma mais linda que a outra.

A próxima parada é na Plaza Sotomayor, a praça possui alguns monumentos em homenagem aos mortos da batalha de Iquique, na Guerra do Pacífico. Próximo está localizado o Hotel Reina Victoria e Armada do Chile, com linda arquitetura.

A quarta parada é no Ascensor Artilleria, o local possui vista panorâmica para o oceano, têm algumas barracas que vendem cachecóis, luvas, tocas e artesanatos. Almoçamos no restaurante Caufulaquen que fica ao lado do ascensor, com boa comida e bom preço.

Após almoço seguimos para Viña Del Mar, passamos em frente ao Castelo Wullf e pela Playa Caleta Abarca, mesmo no inverno a praia fica movimentada.

vina-del-mar-valparaiso-chile

Em frente o Oceano fica o Relógio de Flores confeccionado com flores coloridas, difícil é conseguir um bom ângulo para tirar fotos do relógio inteiro, porque sempre está muito cheio de turistas.

O último passeio foi no Museo Fonk, conhecido por abrigar uma variedade de exposições que destacam a cultura e a história da região. O museu também exibe artefatos e objetos históricos relacionados as culturas indígenas do Chile central, possui uma coleção de arte e artesanato chileno, incluindo pinturas, esculturas e objetos de arte tradicional. Além das exposições culturais, o museu também abriga uma coleção que inclui fósseis, minerais e informações sobre a flora e fauna da região.

Uma das atrações mais famosas do museu é moai Del Ahu One Makihi medindo 2,90 m de altura, construído com a pedra Toba Lapilli. Ele foi transferido da Ilha de Páscoa em 1951 no navio do Presidente Pinto, chegou ao Porto de Valparaíso dia 1 de setembro de 1951 e foi levado para Viña Del Mar.

O passeio finaliza por volta de 18h, o guia deixa a gente na rodoviária de Viña para retornarmos à Santiago.

3° dia/domingo

Pela manhã fomos à Vinícola Concha Y Toro, algumas agências de turismo oferecem o passeio com valores a partir de R$ 60,00 reais por pessoa (julho/2015). Se for de metrô desça na estação Las Mercedes, na saída do metrô você encontrará vários táxis que cobram 3.000 (CLP) e te deixa na porta da Vinícola, em meio dia dá para fazer o passeio. 

A visita é guiada e tem dois tipos de visitação, sendo o tour tradicional e o tour Marques de Casa Concha, a diferença dos dois basicamente é que no segundo tem mais degustação de vinhos e tábua de queijos, inclusive a tábua pode ser levada para casa, mas os locais de visitação dentro da vinícola são os mesmos.

Não é obrigatório fazer reserva com antecedência, mas não queremos correr o risco de não conseguir entradas lá na hora, as visitações geralmente são bem cheias então é melhor que faça as reservas antes. Dentro da Vinícola tem o restaurante Wine Bar, que serve almoço, petiscos e bebidas, mas com o preço um pouco salgado.

Com certeza vale a pena conhecer a vinícola, principalmente se você é fã de vinhos, a visitação é muito interessante e os vinhos da Concha y Toro são uns dos melhores do mundo, dentro da vinícola tem uma loja com muitas variedades em vinhos para você comprar, o melhor vinho é o Carménère.

Vinícola Concha Y Toro Degustação Chile – YouTube

Dança na Vinícola Concha Y Toro Chile – YouTube

Na parte da tarde fomos ao Bella Vista, um conhecido bairro de Santiago que se destaca por sua vida noturna, restaurantes e cultura artística. O Pátio Bella Vista é um lugar popular para fazer compras e desfrutar da gastronomia local, abriga uma variedade de lojas, boutiques, restaurantes, lanchonetes e bares. Além das opções de compra, oferece eventos culturais e atividades artísticas para os visitantes.

Ainda no bairro Bella Vista fica o Zoológico Nacional um dos principais destinos turísticos e culturais da cidade e um local onde os visitantes podem observar uma grande variedade de animais de todo o mundo, desde mamíferos até aves e répteis, incluindo algumas espécies ameaçadas de extinção.

O zoológico ocupa uma extensa área do Parque Metropolitano de Santiago, um grande parque urbano que abriga outras atrações como o funicular e o teleférico que levam ao topo do Cerro San Cristóbal e oferece vistas panorâmicas da cidade.

À noite fomos no Shopping Costanera Center, um dos maiores e mais modernos shoppings da América Latina. Abriga uma grande variedade de lojas, incluindo marcas internacionais e locais. Você pode encontrar roupas, eletrônicos, acessórios, utensílios domésticos e muito mais. Marcas internacionais populares como Zara, H&M e Forever 21 estão presentes ao lado de varejistas e boutiques locais.

O shopping também conta com um complexo de entretenimento denominado “Sky Costanera”, que inclui um mirante no 61º andar da Torre Costanera. Os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas de Santiago e seus arredores.

Antes de começar as compras vá ao 2° piso do shopping, na banca de informações, apresente documento com foto e retire o cartão de turista, dá direito a descontos em diversas lojas e restaurantes.

Tem o supermercado Jumbo dentro do shopping, muito bom para comprar vinhos e já sai embalado em saco bolha para a viagem. 

4°dia/segunda-feira

Na segunda fomos à Cordilheira dos Andes, um dos destinos mais espetaculares para os amantes da natureza e aventureiros, oferecendo uma ampla gama de experiências e paisagens impressionantes. Um destino popular para caminhadas, montanhismo, esqui, snowboard, mountain biking, entre outros esportes. Há várias pistas de esqui e áreas para a prática desses esportes na região, adequadas para esquiadores e snowboarders de todos os níveis, desde iniciantes até os mais experientes.

Em Santiago você encontrará várias agências oferecendo passeios diários para as estações de ski, optei por fazer com uma agência de turismo e contratei o passeio no Mercado Central. O tour mais vendido e também mais econômico é o “pacote panorâmico”, incluído transporte e guia para Valle Nevado, El Colorado e Farellones. 

Fizemos com a empresa Kolobtours (WhatsApp: +56 9 82274791) pagamos $20.000,00 pesos. O motorista busca os turistas no hotel bem cedinho e leva cerca de 1h30min para chegar na primeira parada que é Valle Nevado. No caminho ele para em um pequeno shopping onde podemos alugar roupas para neve, cada peça custava $8.000,00 pesos e na volta dos Andes o motorista faz outra parada para você devolver.

DICA: se não tiver roupas impermeáveis, leve calça e jaqueta de motoqueiro, servirá perfeitamente. Veja onde comprei jaqueta impermeável no Chile por R$ 60,00 reais. 

Ficamos toda a parte da manhã em Valle Nevado e depois seguimos à Farellones que oferece uma variedade de serviços e comodidades, incluindo escolas de esqui, aluguel de equipamentos, restaurantes, cafés e hospedagem em pousadas e chalés.

Almoçamos no restaurante El Montañes, a comida é boa e com variedade. Se você tem algum veículo da marca Suzuki, leve o documento, eles oferecem descontos para os clientes da marca (é só apresentar o documento e ganhar o desconto).

A última estação visitada foi a El Colorado, a região em seu entorno oferece vistas espetaculares das montanhas e da paisagem da Cordilheira dos Andes. A estação também tem um parque de neve dedicado ao snowboard freestyle e esqui freestyle, com rampas, saltos e obstáculos para entusiastas de esportes radicais.

 Conheça aqui as estações de esqui

5° dia/terça-feira

Pela manhã fomos ao Cerro Santa Lúcia, um parque público que oferece uma área verde tranquila e relaxante em meio à agitação da cidade. É um lugar popular para os moradores locais e turistas fazerem piqueniques, caminhadas e desfrutarem da natureza no centro urbano.

No topo do Cerro Santa Lucía você encontrará uma série de monumentos, fontes e edifícios históricos. Há também escadas, mirantes e trilhas que oferecem vistas panorâmicas da cidade de Santiago e da Cordilheira dos Andes ao fundo.

Está localizado no centro da cidade, não muito longe do centro histórico de Santiago e a uma curta distância a pé de muitas atrações e pontos turísticos. A entrada é gratuita e funciona das 09h às 19h.

Para chegar de metrô, desça na estação Santa Lúcia (Linha Vermelha).

Conheça nosso canal e veja todos os vídeos do Chile.

Você já viajou para o Chile? Conta para nós nos comentários como foi a sua viagem.


Veja também

Que moeda levar para o Chile
• Onde comprar roupas baratas em Santiago
• Conheça as estações de esqui
• Dicas de restaurantes para comer bem em Santiago

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. Daniele Santos
    30 /julho /2019

    Simplesmente ameeei esse seu post!! Quero ir para o Chile ano que vem e to na fase de pesquisa. Ler esse texto caiu como uma luva! Hahaha…

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios