monte-verde-mg
O que fazer em Monte Verde? Dicas de passeios e turismo

Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia que fica situado no alto da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais, quase na divisa com o estado de São Paulo.

A vila é bem rústica, a arquitetura e o ambiente da cidade lembram as aldeias alpinas europeias, está cercada por belas paisagens, tem o clima ameno e muitas atrações para quem gosta de contato com a natureza, o que a torna um destino popular para turistas que procuram um retiro tranquilo nas montanhas. Você também encontrará hospedagem em chalés charmosos, restaurantes que servem fondue e pratos europeus.

monte-verde-roteiro-viagem

No mês de julho acontece o Festival de Inverno, em outubro o Festival Gastronômico e em dezembro o Natal Cultural, quando a cidade fica toda decorada com enfeites natalinos. Durante o verão a cidade fica mais vazia e os preços mais baixos. Já na alta temporada, período de inverno que vai de abril a agosto, a cidade fica mais movimentada e os preços sobem. Os restaurantes chegam a ficar com filas e muitos começam a atender os clientes somente com reservas.

Hospedagem

Se hospedar em Monte Verde é uma atração à parte, são diversas opções de pousadas aconchegantes com chalés rústicos e vista para as montanhas, muitos casais vão à cidade para passar a Lua de Mel e relaxar em meio a natureza. Atente durante a reserva, muitas pousadas não aceitam crianças.

Ficamos hospedados na Pousada Emy, os chalés são uma gracinha, além de românticos, são confortáveis, tem uma mini cozinha com utensílios, lareira, WI-FI, amenities de banho, bela vista, e o café da manhã é servido no quarto com muita variedade e qualidade, me surpreendi com a fartura.

O que fazer em Monte Verde

Pedra Redonda: lugar muito bonito e agradável para caminhar, a trilha é boa, bem identificada e em alguns trechos possuem escadas, no meio do caminho tem um deck para apreciarmos a vista maravilhosa das montanhas, tranquilo para subir com as crianças.

Para chegar de carro, vá até a Av. das Montanhas (acesso por estrada de terra), pare o carro no estacionamento, diária R$ 10,00 (dezembro/2014), dali se segue caminhando por cerca de 30 minutos até o topo.

Pedra Partida: um pouco mais longe da trilha para Pedra Redonda, o acesso é pelo mesmo lugar, só que o caminho é mais longo, não aconselho para crianças.

Chapéu do Bispo: uma simples pedra que parece um chapéu de bispo, a trilha para chegar é íngreme e quase sem sinalização, há um pequeno mirante com uma vista bonita.

monte-verde-dicas

Platô: o Platô é uma pedra no topo da montanha com uma vista incrível, subimos pela trilha do Chapéu do Bispo. Tome cuidado ao descer, pois existem duas trilhas que levam para lugares diferentes e você pode se confundir.

monte-verde-dicas

Trilha do Pinheiro Velho: trilha curta e de fácil acesso, suas atrações incluem uma bica de água potável e o enorme Pinheiro Velho, lugar agradável para fazer uma caminhada pela manhã.

Galeria de arte – De Unger Pottery House: o local tem 3.000 m² com exposições de obras de arte e objetos decorativos para casa e jardim, feitos em cerâmicas, madeiras e vidros.

Vale a pena uma breve visita para apreciar a beleza do lugar, já que não é cobrado a entrada, mas para fazer compras das peças não achei viável, o preço é alto.  

monte-verde-roteiro-viagem

Dicas para os passeios: use tênis ou bota de caminhada; leve água e lanche; use bolsa de costas para suas mãos ficarem livres.

Compras em Monte Verde

A Avenida Monte Verde é a principal rua da vila, é ali que se concentram a maioria das lojas e há uma variedade grande de artesanatos, chocolates, doces, queijos, geleias, vinhos, licores, cervejas, cachaças, roupas e sapatos. Além de restaurantes, supermercados, shoppings e galerias. 

Um lugar em especial que adorei comprar lembranças foi na loja de placas “Atelier Monte Verde”, você escolhe qualquer placa disponível e eles escrevem nomes, frases engraçadas ou que você pedir, são placas decorativas personalizadas ao gosto de cada cliente, e o preço é bem legal.

monte-verde-dicasmonte-verde-dicas

Monte Verde é um destino popular para casais que buscam uma escapadela romântica, bem como para entusiastas de atividades ao ar livre que desejam explorar as belezas naturais da região. É um lugar tranquilo e pitoresco que oferece uma experiência única no coração das montanhas brasileiras. Vale a pena conhecer essa linda cidade!

É bom saber:

→ Na cidade tem apenas um posto de combustível que fica na entrada da rua principal, se for de Monte Verde à Campos do Jordão encha o tanque.

→ Se for passar o Natal na cidade, faça reserva no restaurante com antecedência.

→ Monte Verde tem apenas uma agência bancária do Bradesco que funciona das 10h às 15h. Já o caixa eletrônico é das 06h às 22h, ou caixa do Itaú no Shopping Inverness Mall que funciona 24h. 

Você já conhece Monte Verde? Conta para nós o que você achou, dê sua opinião nos comentários!

Veja também

• O que fazer em Campos do Jordão
• 7 livros para ler antes, durante e depois da viagem! 
Monte Verde com crianças by Entre Mochilas e Malinhas

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. alana zoz
    22 /novembro /2016

    morro de vontade de ir para monte verde, já ouvi muitas pessoas falando deste lugar sensacional.

  2. aline pereira
    22 /novembro /2016

    Sempre quis conhecer Monte Verde!
    Adorei a dica da pousada… super fofa!
    E assumo que achava que era mais longe de São Paulo… ameiii!
    beijos

  3. Marcia Lopes
    29 /outubro /2016

    Nossa! Parece ser um lugar perfeito para tudo né?
    Lua de mel, trilha , escrever curtindo a natureza e ainda trazer lindas lembrancinhas para os amigos.
    Bjs

    • Paloma
      12 /novembro /2016

      Verdade, Monte Verde é tudo isso e muito mais!

  4. Daiana P Coelho
    28 /outubro /2016

    Um dos lugares que sou louca para visitar. Apesar de ser próximo a mim ainda não tive oportunidade de visitar.. Adorei o post.. deu mais vontade de ir depois que li.. bjos

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios