campos-jordao-atracoes-turisticas
O que fazer em Campos do Jordão – Dicas de atrações turísticas

Também conhecido como “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão está entre os destinos mais visitados por brasileiros, sua fama vem das belas construções arquitetônicas em estilo europeu, clima frio, rusticidade e das belas paisagens da Serra da Mantiqueira.

campos-jordao-atracoes-natal-dicas-passeioscampos-jordao-sp

A cidade é um dos destinos favoritos dos turistas durante o inverno, mas o ano todo está sempre movimentada devido aos diversos festivais e eventos que são mais um atrativo para a região. No mês de julho acontece o festival de inverno com várias apresentações e shows de estilos diferentes, a cidade fica cheia e os preços sobem. No mês de dezembro as ruas e casas são decoradas com muita iluminação e enfeites natalinos. Em abril acontece o tradicional evento cultural “Festa do Pinhão”, em agosto o festival de Fondue e outubro a choperia Baden Baden realiza a Oktoberfest, tradicional festa alemã. Nos meses de abril, maio e setembro a cidade está mais vazia e com preço mais baixo.

campos-jordao-atracoes-natal-dicas-passeios

O que fazer em Campos do Jordão

Pedra do Baú: fica na cidade de São Bento do Sapucaí, mas o acesso é por Campos, a pedra fica em um complexo rochoso formado por outras três rochas, a maior é a Pedra do Baú com 1.950 metros de altitude, a subida é íngreme e cansativa, mas a vista lá de cima é maravilhosa e é possível ver as montanhas de Minas Gerais. Você precisa de quase um dia inteiro para fazer o roteiro, se não tiver disposição, vá até à pedra do bauzinho que fica na mesma trilha, são apenas 10 minutinhos de caminhada. A vista também é muita bonita.

Veja um vídeo curto com essa vista linda da Pedra do Baú:

Gruta dos Crioulos: na época da escravidão, muitos escravos fugitivos das fazendas do Sul de Minas se escondiam no interior dessa gruta, assim ficou conhecida como Gruta dos Crioulos. Fica a 9 km da Vila Capivari, a estrada é de terra e na época de chuva o acesso é bem ruim, para chegar será preciso um carro 4×4. A visitação é gratuita.

Ducha de Prata: um passeio ao ar livre para apreciar a natureza e fotografar as quedas d’água que dão um charme no lugar, aproveite para conhecer as diversas lojinhas de artesanatos, roupas e souvenires, tem muita coisa legal para comprar. As lojas funcionam das 9h às 18h. Fica no bairro Vila Inglesa, pertinho do centro.

Teleférico: um jeito diferente de contemplar a natureza belíssima de Campos do Jordão, é no primeiro teleférico do Brasil que foi inaugurado em 1971. Os ingressos são vendidos no Parque do Capivari, onde se inicia a subida e leva cerca de 5 minutos até o Morro do Elefante, após desembarque visite o mirante para contemplar a vista maravilhosa.

Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h. O Teleférico não funciona às terças-feiras. Crianças são permitidas a partir de 1,40 m de altura.

campos-jordao-atracoes-natal-dicas-passeios

Estrada de ferro: a estrada de ferro foi construída em 1910, na época era utilizado como meio mais rápido e eficiente de transportar pessoas com problemas respiratórios a Campos do Jordão, no intuito de se tratarem com o clima das montanhas. Com 47 km de ferrovia, atualmente é utilizada para passeios turísticos. Diariamente tem passeios nos bondinhos que saem da estação Emílio Riba em Capivari, passa pela área urbana de Campos do Jordão em um percurso de meia hora e para no Portal, na entrada da cidade. Aos finais de semana e feriados, o bonde vai até a Vila Abernéssia, um lugar legal para tirar algumas fotos. 

Vila Capivari: bairro turístico muito movimentado, com restaurantes, bares, cafés e diversas lojas, é um ótimo lugar para passear à noite.

Fábrica Chocolate Araucária: a fábrica iniciou seus trabalhos em 1991 e hoje é tradicional na cidade. O espaço tem dois andares, na parte superior estão máquinas e acervos sobre a história da fábrica, também podemos ver uma parte da linha de produção através de um vidro. Na parte de baixo tem uma cafeteria para comprar chocolates, sorvetes, geleias e conservas ou apenas tomar um café. Não é necessário agendamento e os horários de funcionamento são das 10h às 18h em dias de semana, às 17h aos sábados e às 16h aos domingos. A visita é gratuita.

Pico do Itapeva: com 2.030 metros de altitude e uma bela vista, o Pico do Itapeva fica na cidade de Pindamonhangaba, distante 12 km de Capivari. Infelizmente para chegar de carro foi um pouco difícil, quase nenhuma placa de identificação e o local nem parecia um ponto turístico, apesar da vista bonita, não tem nada demais no espaço.

Você já conhece Campos do Jordão? Conta para nós o que você achou, dê sua opinião nos comentários!

Veja também

O que fazer em Monte Verde
• Livros para ler antes, durante e depois da viagem

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. angela sant anna
    20 /agosto /2018

    Juro que olhei a primeira foto e achei q era Gramado aheuae muito parecida! quero um dia visitar e ver qual gosto mais.

  2. Marcia Picorallo
    19 /agosto /2018

    Faz muito tempo que não vamos a Campos do Jordão, mas é uma cidade deliciosa, nem que não se faça nada além de caminhar, comer e beber, mas dicas de o que fazer são sempre bem-vindas.

  3. Mariana Antunes
    18 /agosto /2018

    Campos de Jordão é um local em SP bem acessíveis para viajar, principalmente naqueles feriados curtinhos. Adorei o post e as fotos!

  4. Fabiana Garbelotto
    17 /agosto /2018

    Adoreiiiiii essa matéria! Estou pensando em ir para lá e, apesar de conhecer, não tinha feito todos esses passeios. Muitas dicas boas!

  5. Lulu Freitas
    17 /agosto /2018

    Quantas coisas para se fazer por lá! Opções tanto para o inverno quanto verão. Gostei de saber, porque só estive uma vez por lá em um final de semana no inverno. Foi tão corrido… Já salvei as dicas!

  6. Cynara Vianna
    17 /agosto /2018

    Meus pais e meus irmãos foram pra Campos do Jordão há muito tempo atrás mas eu não pude ir na ocasião, ainda hoje quando vemos as fotos eles comentam que adoraram a cidade. Vejo que tem muitas atrações fora que a cidade é uma charme né?

  7. Aninha Lima
    17 /agosto /2018

    Fui à região 2 vezes. Em uma eu curti só Campos do Jordão e na outra curti Santo Antônio do Pinhal e também Bento do Sapucaí, onde tem a pedra do Baú. Essas cidades também são lindinhas, é super válido conhecê-las!

    Em Campos do Jordão indico também o local que eu mais curti na cidade: o Museu Delicia Leirner!

  8. Bruna
    16 /agosto /2018

    Ótimo resumo das atrações da cidade! Muita gente acha que Campos é mais badalação, mas tem muita coisa legal para fazer em meio à natureza!

  9. Analuiza Carvalho
    16 /agosto /2018

    Estive em Campos há mil anos! Acredita que não fiz nada disso?! Estava super frio então eu fiquei pela pousada ou então tomando vinho e comendo chocolate e fondue. rsrsrs Vou voltar qualquer dia desses para ver/fazer tudo isso! 🙂

  10. Ruthia
    16 /agosto /2018

    Parece uma região bem charmosa, imagino como fica linda na altura do Natal. Parece que o turismo local precisa apostar na informação, para que os visitantes não se percam, né?

  11. Camila Neves
    16 /agosto /2018

    Ahhhh, como quero conhecer Campos do Jordão! Já salvei o post para conferir quando tiver a oportunidade de ir. Adorei as fotos também! 🙂

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios