bolivia-santa-cruz-de-la-sierra-dicas
O que fazer em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia

Santa Cruz De La Sierra é a maior e mais populosa cidade da Bolívia e para visitá-la não é preciso passaporte ou visto, apenas o RG em bom estado e emitido a menos de 10 anos. Apesar do país não ser muito popular, a Bolívia tem muitas atrações interessantes para explorar. Não se deixe enganar, apesar de ser o país mais pobre da América do Sul, é também o mais barato, dá para se divertir muito gastando pouco.

É uma ótima opção aproveitar a viagem para fazer compras de roupas, sapatos, bolsas, óculos, acessórios, cama, mesa e banho, abaixo vou te indicar uma feira enorme em Santa Cruz de La Sierra que tem de tudo, com o precinho bem pequenino.

Chegando em Santa Cruz de La Sierra

O Aeroporto Internacional Viru Viru é uma das principais portas de entrada e o principal terminal aéreo do país. Chegamos no aeroporto 1h da manhã, estava deserto e com a maioria das lojas fechadas.

Para irmos até o hotel, pegamos um táxi. Não se assuste com os carros velhos, estofados rasgados, molas dos assentos aparecendo e tudo caindo aos pedaços, isso é normal por lá. Os táxis não possuem taxímetro, então não esqueça de combinar o valor da corrida antes de entrar no carro.

Hospedagem

Ficamos no Resort Urbari, um casarão antigo classificado com 4 estrelas, seus apartamentos são confortáveis e estão equipados com cozinha americana, TV, varanda, máquina de lavar, secador de cabelo, wi-fi e estacionamento. Anexo ao hotel tem um clube excelente e sua área de lazer conta com piscina, sauna, academia, spa, quadra de tênis, campo de golfe e pingue-pongue. Os hóspedes do Urbari podem acessá-lo sem custo.

O hotel tem excelente localização, está a 20 km de distância do aeroporto e 2 km da Praça 24 de Setembro, fomos em vários locais de táxi pagando apenas R$ 10,00 a corrida.

O que fazer em Santa Cruz de La Sierra

Andar pelo centro histórico é a melhor forma de conhecer a cidade, nosso ponto de partida foi na praça 24 de Setembro, além de bonita e movimentada, próximo a ela estão os principais pontos turísticos, bares, restaurantes e lojas de suvenires.

→ Catedral Basílica Menor de San Lorenzo: sua arquitetura e construção toda de tijolinhos tem bastante destaque, principalmente a noite quando ela está toda iluminada. A visita no seu interior é gratuita e permite a entrada no Museu de Artes Sacras, em uma de suas torres possui um mirante, para subir é preciso pagar uma taxa, mas a vista que terá da cidade vai compensar.

→ Jardim Botânico Municipal Santa Cruz: abriga uma grande área verde com trilas para caminhadas, orquidário, camping, lagos e parque infantil.

→ Zoológico Municipal: com uma amostra da biodiversidade da fauna Sul-Americana, a instituição mantém animais que já foram vítimas de maus tratos ou que estão em risco de extinção. Seus ideais são de conservação e defesa do meio ambiente. Possui uma área para crianças, sendo possível interagir com os animais domésticos e aprender sobre o comportamento dos animais. É um bom lugar para passar o dia e apreciar a natureza.

Onde comer

→ Avenida San Matin e Avenida Monseñor: é o lugar para entretenimento e diversão à noite, cercado por bares, discotecas, restaurantes, pastelarias e churrascarias. Na praça 24 de Setembro há também ótimas opções.

→ Café 24: localizado na Calle René Moreno esquina com a Sucre, em frente à praça, boa opção para um café no fim da tarde.

→ Resto-Bar Café Lorca: com música ao vivo e peças de teatro, excelente comida e bom preço. Reservas podem ser feitas pelo site.

→ Por ser uma cidade quente, nas ruas é comum encontrar barraquinhas com chá gelado de pêssego desidratado. É conhecido por mocochinchi. Se quiser fazer um lanchinho, experimente as salteñas, é tipo um pastel assado.

Compras:

→ Feira Barrio Lindo: é uma feira grande, bem movimentada e você encontra um pouco de tudo, como: roupas, acessórios, sapatos, confecções, cama, mesa, banho e até peças de carros. Ideal para quem quer comprar muita coisa barata e sem frescura.

→ Ventura Mall: é um shopping com lojas de marcas como Adidas, Puma e tem até Boticário. A praça de alimentação tem opções como Burguer King e Subway; do lado de fora, fica localizado o Hard Rock Café, com ambiente moderno e cardápio variado.

Perrengue no retorno ao Brasil

O voo de volta para o Brasil era às 03h da manhã, na entrada da sala de embarque fomos surpreendidos com uma taxa extra de embarque (sendo que já havia sido paga com a compra das passagens) no valor de 50 dólares ou 400 pesos bolivianos, não aceitavam real e nem cartão. Ficamos desesperados, faltava apenas 30 minutos para o avião decolar, o aeroporto estava deserto e não tínhamos como pagar. Nossa única opção era pedir dinheiro emprestado. Conhecemos um brasileiro que estava morando na Bolívia e estava deixando seu filho para o embarque, por muita sorte ele nos ajudou emprestando 400 pesos, chegando em São Paulo sacamos o dinheiro e pagamos o filho dele. Ficamos muito agradecido a esse brasileiro, se não fosse ele nós teríamos perdido o voo.

Importante: Não faça câmbio em praças, vá apenas em locais confiáveis e peça o recibo. Eu caí na bobagem de usar um cambista na praça 24 de setembro, eles são muito habilidosos e fui roubada.

Você já conhece a Bolívia? Conta para nós o que você achou, dê sua opinião nos comentários!

Veja também

• 7 livros para ler antes, durante e depois da viagem
• 8 frases de viagens inspiradoras

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. Nivaldo | Buenas Dicas
    9 /junho /2017

    Também gostei. Eu devia ter visto esse post antes de conhecer Santa Cruz, porque tive uma péssima experiência. Ainda bem que o restante da Bolívia compensou.

  2. Fábio Mendes
    16 /dezembro /2016

    Que legal, adorei a postagem. As únicas referências que tinha de Santa Cruz de la Sierra são futebolísticas: sempre tinha jogo de Libertadores e, às vezes, de Eliminatórias por aí. Adorei saber das atrações. Abraços!!!

  3. Jéssica Castro
    19 /agosto /2016

    eu fiz um trabalho uma vez sobre a Bolívia e falei sobre essa cidade é muito maravilhosa 🙂

  4. Sofia Goulart
    29 /julho /2016

    Olá Paloma, acho que esse foi um de seus primeiros posts, eu lembro porque ano passado eu estava procurando dicas do que fazer em Santa Cruz de La Sierra, e apareceu seu site, algumas de suas dicas foram úteis na minha viagem, por isso estou acompanhando seu Blog, Valeu!

    • paloma
      29 /julho /2016

      Muito obrigado, que bom que as dicas foram úteis, volte sempre!

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios