museu-artes-oficios-belo-horizonte-minas-gerais-centro-acervo-dicas
Museu de Artes e Ofícios Belo Horizonte/ Minas Gerais

O museu de Artes e Ofícios localizado na Praça da Estação em Belo Horizonte, é um espaço cultural que abriga um acervo representativo do trabalhador. Ângela Gutierrez empresária e colecionadora de artes brasileiras doou mais de 2.000 peças originais do século XVIII a XX, utensílios, ferramentas e equipamentos que demonstram a história e evolução dos trabalhos, “o museu se tornou um encontro do trabalhador consigo mesmo”.

São vários os ofícios que estão aqui representados em uma área de 9.000 m², o museu é lindo e riquíssimo em cultura e história.

A peça que mais me chamou atenção foi a balança do século XIII, que era utilizada para pesar os escravos, os mais pesados eram vendidos por um maior valor que os demais, essa prática era mais comum na América do Norte, uma grande tristeza ver como um ser humano era tratado como objeto.

museu-artes-oficios-belo-horizonte-minas-gerais-centro-acervo-dicas

Os escravos eram maltratados e trabalhavam em condições e equipamentos precários. Vejam nesse serviço braçal, a representação do boneco mostra claro que nessa profissão os escravos ficavam até corcundas de tanto peso que carregavam.

museu-artes-oficios-belo-horizonte-minas-gerais-centro-acervo-dicas

O museu remete a importância das relações sociais, do trabalho e da cultura negra para o desenvolvimento do Brasil, foram diversos ofícios que a mão de obra era predominantemente negra.

O passeio dentro do museu é feito com um guia que dá detalhes e explica a origem e função de cada objeto no passado, isso ajuda muito no entendimento e compreensão da funcionalidade de cada peça, principalmente daquelas que foram muito utilizadas e atualmente pouco se houve falar. Me apeguei muito a questão do trabalho pesado e humilhante dos negros na época da escravidão, mas o museu representa muitas atividades desenvolvidas por todos desde os mais pobres até os nobres, o museu é rico em história e proporciona um grande conhecimento e aprendizado dos nossos antepassados.

São várias salas e ofícios disponíveis para visitação: ofícios do transporte, dos ambulantes, comércio, sala do viajante, jardim das energias, ofícios da mineração, do fogo, da madeira, cerâmica, comércio, do couro, da terra, ofícios da conservação e transformação dos alimentos, ofício do fio e do tecido.

Todos os objetos apresentados deram origem a inúmeras profissões dos tempos atuais e mostram a evolução do trabalho. Uma fascinante viagem ao tempo!

Endereço: Praça Rui Barbosa, n° 600, centro de Belo Horizonte/MG.
Funcionamento: terça 09h as 21h e de quarta a quinta-feira 09h as 17h.
Telefone: (31) 3248-8600.

O blog de viagens D&D mundo afora publicou um review bem completinho sobre o museu, para mais informações.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

    Comentários

  1. Sonia
    31 /outubro /2018

    Não deu tempo de visitar esse, já preciso voltar para BH e fazer todos os museus da praça!

Deixe seu comentário:






* campos obrigatórios