Curiosidade: Moais estátuas gigantes da Ilha de Páscoa

Você sabia da existência dos moais? São as famosas cabeças da Ilha de Páscoa! É intrigante a forma e tamanho que as estátuas foram construídas e principalmente: como elas foram colocadas ali? Existem algumas teorias que explicam a existência delas, mas são apenas (teorias), não há certeza de nada!

A Ilha de Páscoa fica 3700 a Oeste do Chile, possui mais de 887 estátuas conhecidas como moais, que medem entre 4 a 6 metros de comprimento (a mais alta tem mais de 20 metros de altura), podendo pesar de 1 a 27 toneladas. Elas foram construídas com rochas vulcânicas da região no ano 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui. A Ilha foi descoberta em um Domingo de Páscoa pelo explorador Jacob Roggeveen, ele diz ter visto 2 a 3 mil habitantes que viviam em cabanas.

Não há nada que comprove as teorias da existência dos moais, não sabemos com certeza o por que ou como foram levantadas e construídas. Alguns dizem que as estátuas foram erguidas pelos habitantes em homenagem aos seus Deuses, outros dizem que se moviam sozinhas. Ninguém sabe ao certo as suas origens.

Em Viña del Mar no Chile você encontra o moai Del Ahu One Makihi original que mede 2,90 m de altura e foi construído com a pedra Toba Lapilli. Ele foi transferido da Ilha de Páscoa em 1951 no navio do Presidente Pinto, chegou ao Porto de Valparaíso dia 1 de Setembro de 1951 e foi levado para Viña Del Mar. Se for para Santiago vá ao Museu Fonk, onde fica esse moai. Há opções diárias de ônibus para Valparaíso e Viña.

moais-estatua-da-ilha-de-pascoa

Fonte: Wikipedia 

E você já foi na Ilha de Páscoa ou já viu um moai? Compartilhe sua experiência!

Veja Também

Roteiro Completo no Chile

Que moeda levar para o Chile

Onde comprar roupas baratas em Santiago

Conheça as estações de ski

Dicas de 6 restaurantes para comer bem em Santiago

Deixe seu comentário:





* campos obrigatórios