caete-minas-gerais-o-que-fazer
Dicas: Fim de Semana em Caeté – O que fazer

Caeté é uma cidade histórica localizada no estado de Minas Gerais, distante apenas uma hora da capital mineira. O município faz parte do percurso da Estrada Real, uma rota histórica que foi usada durante o período colonial para transportar ouro e outros recursos minerais até os portos no litoral, como o Rio de Janeiro. 

Caeté também faz parte do “Circuito do Ouro”, uma rota turística que inclui várias cidades históricas que desempenharam um papel fundamental na exploração do ouro durante o período colonial brasileiro. Este circuito é famoso por suas ricas histórias relacionadas à mineração de ouro e à preservação de edifícios e monumentos históricos bem preservados.

Caeté oferece aos visitantes a oportunidade de explorar o patrimônio histórico e a beleza natural da região. Um final de semana é ideal para conhecer os mirantes, montanhas, igrejas, festas, histórias e sua cultura.

Veja o diagrama que fiz explicando os roteiros recomendados pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO). 

O que fazer em Caeté

Santuário Serra da Piedade

O Santuário da Serra da Piedade é um importante local religioso em Caeté e uma das atrações mais visitadas da região.

Saindo de Belo Horizonte são cerca de 40 km pela BR 381, depois entramos na MG-435 e percorremos mais 12 km até o santuário.

A principal atração do local é a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, uma igreja de estilo colonial construída no século XVIII. A basílica é famosa por sua arquitetura barroca e seu interior ricamente decorado.

Há um belo mirante com uma vista linda para as cidades de Lagoa Santa, Roças Novas, Caeté, Nova Lima, Sabará e Belo Horizonte.

O melhor horário para visitar o santuário é a tarde para apreciar o pôr do sol. Vimos o momento em que o sol se moveu para abaixo do horizonte, criando uma variedade de cores e padrões no céu. Fotógrafos profissionais frequentemente aproveitam o pôr do sol do local para capturar imagens incríveis.

O Santuário da Serra da Piedade é um local importante para os fiéis católicos, especialmente durante a Semana Santa, quando muitos devotos visitam o local em busca de reflexão espiritual e participam de eventos religiosos. Além disso, o santuário é um destino turístico popular para aqueles que desejam explorar a história, a cultura e a beleza natural de Minas Gerais.

O local tem boa estrutura e organização, possui banheiro, lanchonete, restaurante e lojinha com vendas de artesanatos. Infelizmente não é permitido entrar com pets.

A entrada custou R$ 10,00 por pessoa. Os idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 11 anos pagam meia entrada e crianças até 5 anos são isentas.

Não é permitido subir com o veículo até o topo do santuário, por isso você estaciona o carro e o restante do percurso deverá fazer a pé ou numa van ao custo de R$ 10,00 ida e volta. 

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso

Esta igreja no estilo barroco é um exemplo impressionante da arquitetura religiosa da época colonial. É a primeira igreja edificada em pedra esquadrinhada de Minas Gerais e o maior templo barroco do estado. Foi construída no século XVIII para pagamento de promessa feita por um sacerdote ao ser inocentado de uma falsa acusação. Possui bonita arquitetura por fora e rica em detalhes por dentro.

Letreiro “Eu Amo Caeté”

Os letreiros são populares em muitos destinos turísticos, oferecem uma maneira divertida e memorável para os visitantes expressarem seu amor pelo lugar que estão visitando. Por isso, vale a pana uma parada rápida para fazer fotografias. O letreiro fica na área externa do Ginásio Poliesportivo, um bom local para passear com a família.

Festas tradicionais

A Festa da Nossa Senhora do Bom Sucesso e São Caetano, padroeiros de Caeté, é uma das celebrações mais famosas na região e reúne todo ano milhares de pessoas. São 8 dias de festas no mês de agosto com música ao vivo, barracas de comida e venda de artesanatos locais.

Outros eventos tradicionais da região é a festa de aniversário da cidade que acontece em fevereiro, o carnaval de inverno em julho, a festa do Morro Vermelho e Cavalhada em setembro.

Você já conhece Caeté? Deixe nos comentários a sua dúvida ou experiência.

Quer mais dicas de roteiros por Minas Gerais? Então se liga nas informações que estão aqui.

Planeje sua viagem aqui!

Faça suas reservas clicando nos links dos nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão. Você garante os melhores preços, serviços e ainda ajuda o blog a continuar compartilhando dicas de viagens pelo mundo! ​Muito obrigada e boa viagem!

  • Aluguel de carro Aluguel de carro: Rentcars
  • HospedagemHospedagem: Booking
  • Passagens aéreasPassagens Aéreas: Passagens Promo
  • Seguro viagemSeguro Viagem: Seguros Promo, use o cupom DIARIODETURISTA5 e receba 5% de desconto em seu seguro viagem.
  • chipChip internacional: Viaje Conectado, use o cupom DIARIODETURISTA10 e receba 10% de desconto em seu Chip.

Comments closedcommenti chiusiComentário fechados.